Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:18:40
SAÚDE

Saiba como ter acesso a medicamentos de forma gratuita em Rondônia

Governo atende atualmente cerca de 26 mil pacientes em todo o Estado

Por Redação SGC
A- A+

Publicado: 04/10/2023 às 10h00min | Atualizado 04/10/2023 às 10h01min

Foto: Reprodução

Cerca de 26 mil pacientes em todo o Estado devem receber gratuitamente, medicamentos do componente especializado para tratamentos de diversas doenças pelo Governo de Rondônia.

Para a comunidade ter acesso aos medicamentos é necessário se encaixar em 98 critérios de inclusão dos protocolos clínicos, definidos pelo Ministério da Saúde. Não é avaliado nenhum critério socioeconômico. A indicação dos medicamentos é de responsabilidade do médico que acompanha o paciente.

O cadastro para receber o medicamento em Porto velho pode ser realizado na Farmácia Especializada, na rua Aparício de Moraes 4338, no setor Industrial (próximo ao Hospital de Base), e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

É necessário estar com os devidos documentos exigidos pelo Protocolo Clínico pretendido e orientados pelo médico que realizou o diagnóstico.

A maioria dos pacientes já retorna no mesmo dia com os medicamentos em mãos. Outros precisam de um tempo maior para ter acesso ao medicação, nos casos que seja necessário documentos complementares ou quando o medicamento solicitado precisa ser solicitado ao Ministério da Saúde, por se tratar de medicamento com consumo reduzido.

Remédio Aqui em Casa

Em Porto Velho, além da Farmácia Especializada onde o medicamento é retirado de forma presencial, os munícipes também podem se cadastrar no Programa Remédio Aqui em Casa para receber o medicamento em sua própria residência, por meio do serviço dos Correios.

O programa existe desde 2017 e atende 1,5 mil pacientes que se encaixem em um dos 98 protocolos clínicos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.



Deixe o seu comentário