Porto Velho/RO, 28 Março 2024 21:21:33
SAÚDE

Saiba por que a escolha do tênis pode interferir na sua saúde

Tipo de pisada é um dos critérios que devem ser levados em conta na hora de comprar um calçado

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 20/05/2019 às 14h25min | Atualizado 27/05/2019 às 17h25min

Escolher os melhores tênis para você não costuma ser uma tarefa fácil. Há muitas questões que influenciam nessa decisão. O mais importante, é claro, é determinar que tipo de calçado você quer e para qual atividade quer esse calçado.

Nem todo mundo compreende que não dá para usar um tênis de caminhada para corrida. O tipo de amortecimento dos calçados dos corredores deve ser muito mais resistente, mais flexível e duradouro, já que o impacto é muito maior e constante.

Cada tipo de pisada exige um modelo diferente de tênis

Pensando nisso, iremos lhe ajudar a escolher no geral os melhores tênis para suas mais diversas atividades físicas. Você verá que as suas próximas compras de calçados ficarão mais fáceis e mais rápidas de serem realizadas. Confira as dicas abaixo!

Tipo de pisada

Pensar no tipo de pisada é o primeiro passo que você deve ter. A forma como você pisa no chão é influenciada por inúmeros fatores, desde a anatomia dos joelhos à flexibilidade das articulações, passando pela forma como o quadril se movimenta.

De forma rápida e sucinta, podemos dizer que existem três tipos de pisada: pronada, supinada e neutra. Ninguém foge de uma dessas classificações. E o maior erro que você pode cometer em sua vida de atleta é escolher um tênis para uma pisada que não é a sua. Veja abaixo, portanto, um pouco sobre cada tipo.

Pronada

Na pisada pronada, os pés começam a tocar o solo pelo lado esquerdo do calcanhar, terminando com a parte próxima ao dedão. Cerca de 50% das pessoas no mundo todo tem a pisada pronada, e ela é muito comum em mulheres, pois é um grande auxílio na hora da gravidez.

Os tipos de tênis ideais para quem tem a pisada pronada são aqueles com amortecimento e controle de estabilidade leves. Para escolher os melhores calçados para você, procure por aqueles que tem a tecnologia Motion Control.

Eles costumam ter solados mais altos e proteções para os calcanhares. São desenvolvidos de modo a proporcionar maior estrutura e estabilidade para os pés pronados.

Supinada

Os atletas com pés supinados usam as partes externas dos pés para tocarem o solo primeiro. Quem tem essa passada foca o esforço quase todo no calcanhar e no dedo mindinho. Apenas 5% da população é considerada “supinada”. Quem faz parte dessa parcela tem os pés rígidos, o que exige muito amortecimento e controle de estabilidade.

Os tênis ideais para os supinados precisam ser tão rígidos quanto os pés de quem os usará. Primeiro porque um tênis mais macio e mais mole não dará a estabilidade necessária que quem tem essa pisada precisa.

Se você pesquisar por tênis para pés supinados, perceberá, inclusive, que eles costumam ter todos o mesmo formato e o mesmo tipo de mola.

Neutra

Os outros 45% da população mundial tem a pisada neutra. Essa parcela de pessoas não se precisa se preocupar muito com o tipo de tênis que irá comprar, visto que praticamente qualquer um cai muito bem no pé. O que é preciso ter em mente é o amortecimento, que precisa ser de ótima qualidade e deve ser leve.

Como escolher o tênis ideal para você?

Não tem muito mistério nessa parte. O primeiro passo, como você já viu, é verificar qual é o seu tipo de pisada. Há vários “truques” caseiros que se pode fazer, como pisar com os pés molhados em uma toalha. Assim poderá verificar pela pegada deixada o tipo de calçado que deve adquirir.

Feito isso, é pensar no amortecimento que os tênis têm. Como dissemos anteriormente, se você vai caminhar, não precisa se preocupar em ter um amortecedor de altíssima qualidade, já que o impacto não será assim tão intenso e constante. Quando o assunto é corrida, aí a história passa a ser outra.

Como há variados tipos de amortecimento disponíveis, busque se informar sobre eles com os vendedores das lojas em que for. Existem tênis que, mesmo que sejam indicados para o seu pé, podem lhe machucar.

Nesse sentido, a respeito de como escolher os melhores tênis para você, o que podemos dar de dica final é: experimente os calçados sempre. Mas não só isso. Ande com ele pela loja, dê saltos, simule uma caminhada ou uma corridinha. Isso é muito importante para saber os tênis não irão machucar seus pés com o uso contínuo.



Deixe o seu comentário