Porto Velho/RO, 19 Março 2024 11:09:18
Diário da Amazônia

São Francisco do Guaporé é sinônimo de desenvolvimento na BR-429

São Francisco do Guaporé, localizado na BR-429 é um dos seis municípios mais desenvolvidos que existem no eixo Oeste do estado de..

A- A+

Publicado: 29/07/2018 às 01h01min

São Francisco do Guaporé, localizado na BR-429 é um dos seis municípios mais desenvolvidos que existem no eixo Oeste do estado de Rondônia.


A agricultura na região é muito forte no cultivo de inhame, café clonal e do urucum. O município contém mais de 400 mil cabeças de gado que agita a economia local. São Francisco do Guaporé foi instalado no dia 27 de dezembro de 1995. Hoje, a cidade possui mais de 21 mil habitantes.

Na década de 70, muitas pessoas viram no estado de Rondônia uma oportunidade de mudar de vida.


Uma característica forte da cidade é a modernidade. Nas ruas, as luminárias de Led dão um ar de cidade contemporânea e mais ousada. O município, como a maioria nessa região do Estado, é bastante jovem. Com a abertura da rodovia BR-429, na década de 70, muitas pessoas viram no estado de Rondônia uma oportunidade de mudar de vida. Famílias que se deslocaram do nordeste e de outros cantos do Brasil contribuíram para fazer dos municípios localizados nesta parte do Estado, um dos mais prósperos.

Segundo o agricultor, Aristide Leite, natural de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso, quando chegou na região o acesso era feito em uma densa e fechada mata. Anos se passaram e o município foi se desenvolvendo. Mas hoje, Aristide não pensa em deixar o local. “Até agora eu não penso em sair e ir embora para outo lugar não. Aqui tá bom e muito”, disse o agricultor.

No início, a cidade foi se formando com pequenas residências de famílias vindas de outras cidades do Brasil.


A prefeita da cidade, Gislaine Lebrinha, foi reeleita ao cargo nas eleições de 2016, e foi a mais votada entre todos os prefeitos de Rondônia, com 83% de aprovação. No currículo administrativo, as notas da chefe do Executivo local só evolui.

“São Francisco vem crescendo cada vez mais. E é interessante que a cidade tem duas características: uma é pela preservação ambiental, já que é constituída 65% do seu território em reservas, e também na sua grande produção agrícola e pecuária”, disse Gislaine.


O vice-prefeito, Jaime Rubeina, está satisfeito com o crescimento da agricultura local. “A produção aumentou muito. O inhame, com as chuvas, e no tempo certo produziu bem”, disse.


O trânsito da cidade é bem movimentado e o comércio local também. Deleandro Saraiva é dono de um hotel no centro da cidade. Ele resolveu transformar o empreendimento em uma mina para ganhar dinheiro e investir no turismo da região. O local é atraente, nas portas e janelas da hospedaria, quadros com imagens da fauna e flora da Amazônia ocidental enfeitam o local. “Foi uma ideia fantástica que veio do meu pai. Ele gosta de inovar, e fez essa paisagem com imagens da nossa fauna. A maioria desses animais tem na nossa bacia Amazônica, e foi muito aceito pelos nossos clientes”, informou.

Veja também a reportagem especial:

EXPEDIENTE

Reportagem

Emerson Barbosa

Imagens

Edison Falcão

Edição/Texto

Natália Figueiredo

Sara Cícera



Deixe o seu comentário