Porto Velho/RO, 28 Março 2024 14:35:05
PLANTÃO DE POLÍCIA

Sargento da PM é condenado a 7 anos de prisão

Os militares entraram em luta corporal e durante a briga, o sargento sacou um revólver e apontou contra o colega de trabalho.

Por Redação e TJ-RO
A- A+

Publicado: 24/03/2018 às 09h17min | Atualizado 24/03/2018 às 11h30min

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) condenou a 7 anos de prisão um sargento da Polícia Militar (PM) que entrou em uma discussão com um cabo da PM e tentou assassinar o colega de trabalho na conveniência de um posto de combustível, em abril de 2017, na região central de Ariquemes (RO).

Ambos os militares estavam de folga e o sargento fugiu do local com um amigo em uma caminhonete, que capotou minutos depois enquanto fugia de uma viatura policial.

Conforme a Justiça, o sargento e o amigo dele estiveram no banco dos réus no tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal do município e o militar foi considerado culpado pela tentativa de homicídio. Já o motorista da caminhonete foi condenado pelos crimes de embriaguez ao volante, trafegar em velocidade incompatível com a segurança viária, desobediência e favorecimento pessoal.

De acordo com o judiciário, o sargento ingeria bebida alcoólica na conveniência do posto de combustível quando o cabo da PM chegou ao local e minutos depois ambos iniciaram uma discussão. Os militares entraram em luta corporal e durante a briga, o sargento sacou um revólver e apontou contra o colega de trabalho. Porém, o cabo conseguiu retirar a arma das mãos do sargento, que fugiu do local em uma caminhonete com um amigo.

O amigo do sargento dirigia a caminhonete em estado de embriaguez e alta velocidade. Uma viatura policial foi acionada e começou a perseguição. Durante a fuga, o motorista perdeu o controle da direção do veículo ao passar por uma lombada na Avenida Tabapuã, no Setor 4, e capotou por diversas vezes. A caminhonete ainda colidiu contra o muro da Apae, que ficou destruído.

Na Sentença, o juiz fixou a pena-base em 21 anos de prisão. Ao ser constatada o dispositivo de diminuição de pena em razão da tentativa, a pena estipulada foi diminuída em dois terços, totalizando 7 anos de reclusão em regime semiaberto.

Por encontrar-se preso desde o início do processo, o juiz negou ao sargento o direito de recorrer em liberdade. O magistrado ainda condenou o militar com a perda da função pública.

Já o amigo do sargento foi condenado a 1 ano, 10 meses e 15 dias de detenção em regime aberto e 37 dias-multa. O juiz também suspendeu a Carteira Nacional de Habilitação do homem pelo período de um ano. Por fim, o magistrado concedeu o direito ao réu de recorrer da sentença em liberdade.



Deixe o seu comentário