Porto Velho/RO, 19 Março 2024 13:13:08
Diário da Amazônia

SEGA completa 60 anos: Saiba um pouco da sua história

Sendo uma das pioneiras no ramo dos consoles, ela até hoje marca presença no mercado.

A- A+

Publicado: 13/07/2020 às 12h00min | Atualizado 13/07/2020 às 12h16min

Com o dia-a-dia tão corrido que temos atualmente, temos a impressão que os anos estão passando mais rápido, e essa sensação fica ainda maior ao percebermos que uma das  empresas mais tradicionais do ramo dos videogames, a Sega, acaba de completar 60 anos.

Início de uma história

Sendo uma das pioneiras no ramo dos consoles, ela até hoje marca presença no mercado. Agindo como criadora de hardwares e como publicadora e desenvolvedora de jogos, a Sega é uma empresa fascinante que agrada tanto aos novos fãs, quanto aos veteranos. Os jogos oferecidos pela companhia têm a fama de serem extremamente divertidos, assim como  encontrar os melhores bônus de bingo online que contribuem para oferecer entretenimento acessível para todos os gostos.

A companhia teve um início um tanto truncado, já que se originou da junção de diversas empresas fundadas em épocas diferentes – e, apesar de ser japonesa, tem sua origem ligada aos Estados Unidos. Tudo começou com Marty Bromley, um homem de negócios que gerenciava máquinas caça-níqueis e fliperamas para as bases americanas localizadas no Havaí. Porém, os EUA proibiram esse tipo de operação e apreenderam as máquinas de diversas empresas que trabalhavam nesse nicho. Então Bromley viu a oportunidade e passou a comprar essas máquinas, passando a exportá-las para o Japão. O sucesso foi tanto, que sua empresa, a Service Games, abriu uma filial japonesa, a Nihon Goraku Bussan. 

Já David Rosen, que era um ex-militar americano, também criou um negócio no Japão, inicialmente focado na venda de retratos. Porém, a empreitada falhou, e Rosen passou a investir em um negócio de cabines de foto automáticas que prosperou: a Rosen Enterprises. Lá, ele começou a utilizar máquinas de fliperama e arcade, uma iniciativa que foi um estouro, não havendo uma única cidade no Japão que não tivesse uma máquina da Rosen Enterprises. Desta forma, o mercado do entretenimento eletrônico no país ficou sendo dominado por três companhias, a Rosen, Service Games e a Taito, porém, além da competição entre si, elas começaram a ter que brigar com companhias menores que estavam em ascensão. 

Para garantir a liderança do mercado eletrônico, em 1964 a Rosen Enterprises e a Service Games se fundiram, e fundaram a Sega Enterprises.

Grande sucesso

Nos anos 1960 os arcades eram praticamente galerias de tiro, que eram ou simuladores de caça ou de faroeste. Foi aí que a Sega se destacou com uma proposta inovadora:  o Periscope. Até então, a companhia só importava e distribuía os jogos, porém com esse novo game, ela podia alçar voo e buscar novos ares.

O Periscope foi um sucesso, e garantiu que diversos conglomerados se interessassem pela distribuidora de eletrônicos. Foi então que, em 1967, a Gulf & Western comprou a Sega, que com dinheiro em caixa, comprou a Gremlin, maior produtora de arcades dos EUA na época. Por conta disso, em muito pouco tempo a companhia se tornou a maior distribuidora, produtora e operadora de arcades da Europa e EUA, tornado-se um sinônimo de fliperamas. Após um tempo, houve um “crash” na indústria dos videogames nos EUA, que afetou também o mercado de consoles domésticos. Então, a Gulf & Western resolveu vender a Sega, que foi comprada por um dos antigos donos, David Rosen.

Os videogames poderiam estar em baixa nos EUA, porém no Japão os negócios estavam em alta, e juntamente ao crescimento econômico do país, os japoneses possuíam um grande poder de compra e estavam ávidos para adquirir equipamentos eletrônicos. Nesse cenário, a Sega desenvolveu seu primeiro console doméstico, o SG-1000, que apesar de ser um bom aparelho fracassou nas vendas devido a competição com o Famicom da  Nintendo, que era o grande sucesso da época.

Após alguns anos de sufoco, a companhia lançou seu grande sucesso, o Mega Drive, que continha diversos jogos que foram convertidos dos arcades, como Super Axe, Super Hang On, e Super Thunder Blade. Com o sucesso do videogame, veio o jogo e o mascote que são a cara da companhia,  Sonic: the Hedgehog. O sucesso do jogo imprimiu o nome da empresa na história dos jogos eletrônicos e no coração dos fãs.

 

 



Deixe o seu comentário