porto velho - ro, 01 Novembro 2019 23:57:20
    Geral

    Semagric leva orientações a produtores no fim de semana

    Representando o prefeito Hildon Chaves, secretário Luiz Cláudio esteve na Transpurus e Assentamento Joana D’Arc

    A-A+

    Publicado: 16/09/2019 às 15h33min

    O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Cláudio Pereira, aproveitou o fim de semana para visitar e participar de reuniões na zona rural, acompanhado do vereador Marcelo Reis. No sábado, estiveram reunidos com mais de dez presidentes de associações e pelo menos uma centena de produtores rurais, na conhecida Estrada Transpurus, na BR 319.

    A região está inserida do Projeto de Desenvolvimento da Cultura da Mandioca e são muitos os pequenos produtores que estão recebendo apoio na Semagric na gradagem de áreas e correção de solo com calcário. O secretário aproveitou para falar das dificuldades ambientais e alertou os produtores para não desmatarem de maneira ilegal por certamente vão ter problemas.

    “Precisamos aumentar a produção de maneira sustentável, com melhoramento de solos e de cultivares. Também é preciso evitar queimadas, que só contribuem para empobrecer o solo, pois destrói a matéria orgânica e por isso estamos incentivando o uso da gradagem e correção com calcário. Nós já temos áreas abertas em grande a quantidade e precisamos diversificar a produção”, disse ele, citando alguns programas alternativos que a Semagric apoia, como apicultura e cultura do inhame.

    Os produtores da Transpurus agradeceram a gestão Hildon Chaves no cuidado com as vias de escoamento e lembraram que as estradas tendo um tratamento mais adequado, capaz de suportar grande volume de chuvas.

    No domingo, Luiz Cláudio e Marcelo Reis estiveram no assentamento Joana D’Arc, reunidos com pequenos produtores, na propriedade de Domingos Prado. “O Joana D’Arc é uma das comunidades que mais aderiu ao projeto da mandiocultura e nós viemos estabelecer uma agenda para o transporte de cascalho e, da mesma forma que na Transpurus, corrigir algumas falhas que ficaram para trás nos ramais de acesso às estradas coletoras.

    “Nós vamos continuar a trabalhar para aumentar a produção, fomentar alternativas e manter as estradas em condições, mesmo na alta temporada de chuvas”, disse Luiz Cláudio.

    No Assentamento Joana D’Arc o secretário visitou três farinheiras, atestando o potencial produtivo da região. Ele assegurou que vai iniciar trabalho com técnicos da Semagric, em parceira com as associações de produtores, para melhorar as boas práticas e melhorar a qualidade do produto.

    Comdecom



    Escreva um comentário