Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:16:40
Serviços

SEMEIA realiza Blitz educativa no bairro Boa Esperança

Durante a abordagem se mostrou bastante preocupado com a situação

A- A+

Publicado: 11/06/2015 às 15h08min

IMG_9126A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), realizou esta semana uma blitz educativa pelas ruas do bairro Boa Esperança, com o intuito de alertar aos moradores o perigo das queimadas e de como elas afetam o meio em que vivemos.

A equipe contou com profissionais da Secretaria do meio ambiente (SEMEIA), Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Defesa Civil, que se dividiram em grupos e passaram de casa em casa entregando panfletos de alerta e conversando sobre as formas adequadas para o descarte responsável do lixo doméstico, inclusive das folhas que com o período da seca acabam aumentando.

Somente no ano de 2014 foram identificados mais de 130 focos de incêndios no município de Ji-Paraná e agora em 2015 o número de ocorrências já é bem preocupante. Elas costumam acontecer nos finais de tarde, momento em que as calçadas são limpas pelos cidadãos, que acabam por queimar as folhas secas.A queimada é prevista na lei municipal e estadual, então é passível de multa se o morador for pego colocando fogo, o valor pode ser de R$ 5mil até R$5milhõesdependendo da gravidade da situação.

Para Meire Zanettin da Defesa Civil essa blitz é de grande importância já que alguns bairros estão com esse problema do aumento das queimadas e com a época da seca a situação só piora. Afirmou: “Os hospitais já estão atendendo pacientes com problemas respiratórios e na maioria dos casos é inalação de fumaça o grande causador”.

Apesar da quantidade de moradores que acabam causando as queimadas ainda existem aqueles que se preocupam com o bairro em que vive, e faz o que pode para diminuir, como é o caso do Gelson Alves, morador há três anos no Boa Esperança, que durante a abordagem se mostrou bastante preocupado com a situação. Confirmou: “Quando mudei para cá meu terreno de tanto passar por queimadas não nascia nada, então eu comecei o trabalho de usar as folhagens como adubo e assim consegui recuperar e plantar várias árvores e tudo isso sem a necessidade de queimar nada”.

As abordagens nos bairros deverão continuar durante todo período da seca para tentar diminuir ao máximo ou até erradicar totalmente mostrando para os moradores que não existe a necessidade de colocar fogo em folhas uma vez que o caminhão de lixo que passa diariamente pode recolher e dar o destino adequado ao material.

 



Deixe o seu comentário