Porto Velho/RO, 20 Março 2024 15:35:52
Diário da Amazônia

Seminário debate os direitos das mulheres

Em comemoração ao “Mês da Mulher” (março), a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) irá realizar o..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 09/03/2019 às 12h56min

Ilustrativa

Em comemoração ao “Mês da Mulher” (março), a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) irá realizar o seminário “Mulheres na atualidade: conquistas e desafios”. O evento abordará vários temas ligados aos direitos das mulheres, como conquista de espaço profissional, violência doméstica e sexual, entre outros. A iniciativa está marcada para o próximo dia 15 de março, às 10h, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), contando com a participação do Poder Judiciário, Ministério Público de Rondônia (MPRO), e da atriz Aline Jones, da aclamada série da HBO ‘O Negócio’. Sucesso no cinema nacional e internacional, a atriz declarou publicamente ter sofrido assédio no seu ambiente de trabalho.

“A Justiça de Rondônia trabalha na defesa dos direitos das mulheres. Os números são alarmantes. No Brasil, uma mulher é assassinada a cada duas horas. Vários são os casos de assédio sexual, inclusive, o carnaval que acaba de acontecer teve uma boa notícia: foi a primeira vez em que a importunação à mulher foi tratada como crime. Ou seja, o Poder Judiciário, com o apoio de melhorias na legislação, atuou com protagonismo para coibir essa prática nefasta e o nosso seminário também é uma iniciativa que tem como intuito discutir os direitos das mulheres para mudarmos essa situação”, enfatiza o presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel.

A juíza e vice-presidente da Ameron que também será palestrante, Inês Moreira da Costa, ressalta que o seminário pretende discutir temas importantes ligados ao papel das mulheres na sociedade atual. “Desde a conquista pelo espaço profissional, com a ampliação do número de cargos e de profissões, até os desafios que as mulheres ainda enfrentam no que se refere à violência sexual e doméstica. São assuntos que precisam ser olhados com mais atenção, e nesse cenário, o Poder Judiciário apresenta-se como um dos importantes atores na garantia dos direitos das mulheres”.

Palestra

A primeira palestra será ministrada pela juíza e vice-presidente da Ameron, Inês Moreira da Costa, com o tema “Mulheres ao longo da história: o espaço profissional conquistado”. Em seguida, será a vez da promotora de Justiça da Vara de Violência Doméstica Tânia Garcia Santiago, que irá dispor sobre “Mulheres visíveis”.

Dando continuidade, “A atuação do Poder Judiciário do estado de Rondônia no combate à violência doméstica” será o assunto do painel palestrado pelo juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da comarca de Porto Velho Fabiano Pegoraro.

Já a “A violência sexual contra a mulher como ato de consumir um corpo coisificado” terá a palestrante de renome nacional e internacional Aline Jones. Fechando o seminário, será realizado um debate mediado pela magistrada Euma Tourinho, auxiliar da Presidência do TJRO.

Números

No Brasil, uma mulher é assassinada a cada duas horas. Falta de padronização e de registros atrapalham o monitoramento de feminicídios no país. Doze mulheres são assassinadas todos os dias, de acordo com a média nacional.

Até 2018, foram 4.473 homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios, ou seja, casos de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero.

Aline Jones fala de assédio sofrido

Engajada em suas pesquisas sociológicas, Aline é considerada como uma das melhores atrizes de sua geração. Recentemente a atriz declarou publicamente que sofreu casos de abuso e assédio, algo que ainda a machuca muito e não se sente preparada para detalhar.

Aline também viveu uma história difícil. “Sei que estamos em um momento importante de denúncia. A maioria das minhas amigas também passou por alguma situação de violência. Sinto que quando uma mulher se empodera para contar, como foi o caso da atriz argentina Thelma Fardin, é porque de alguma maneira ela já se sente forte”, conta a atriz referindo-se a um caso de violência sexual na Argentina que gerou a manifestação de várias atrizes.

Aline declarou ter sido assediada por um diretor de teatro aqui no Brasil. “Nunca tive coragem de incriminá-lo, escrevi uma carta e saí do processo porque chegou um ponto em que ele se sentiu no direito de tocar meu seio em uma sessão de fotos”, lembra, Aline, ainda guarda a lembrança negativa da carreira.

Sua participação como uma das protagonistas na série da HBO ‘O Negócio’ rendeu trabalhos em produções nacionais e internacionais.

Estrelato

Aline despontou na série ‘O Negócio’, uma produção da HBO que estreou sua quarta e última temporada em março de 2018, em mais de 50 países. A história conta a saga de quatro garotas de programa de luxo: Mia, interpretada por Aline; Karin (Rafaela Mandelli); Luna (Juliana Schalch) e Magali (Michelle Batista).

Dique-denúncia

O Ligue 180 é uma central que atua como um disque-denúncia. É um programa nacional que recebe denúncias de assédio e violência contra a mulher e as encaminha para os órgãos competentes.



Deixe o seu comentário