Porto Velho/RO, 29 Março 2024 04:14:28
RONDÔNIA

Semusa anuncia estratégias para o carnaval

Ações durante o carnaval na capital serão adotadas nas áreas de saúde, trânsito e violência.

Por Sara Cicera Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 22/02/2019 às 10h57min

Ilustrativa

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) intensificará as ações de prevenção e promoção da saúde durante o carnaval em Porto Velho. O Departamento apresentou na manhã de ontem (21), as ações estratégias que serão realizadas nas áreas da saúde, trânsito e fiscalização no carnaval 2019. As atividades de prevenção serão realizadas em parceria com órgão do município, do Estado e com os blocos de carnaval. Neste ano, cerca de 15 blocos carnavalescos vão sair nas ruas da capital.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Régia Martins, os trabalhos de prevenção na saúde serão intensificados em três pontos: na segurança do trânsito, nas violências e também na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) ou infecções sexualmente transmissíveis.

As ações no trânsito serão para enfatizar ao motorista sobre os cuidados que ele deve ter para se proteger e evitar acidentes durante os eventos. “Com os blocos nós divulgaremos todos os telefones úteis para saberem o que fazer em cada situação. A equipe do Comitê de Segurança Viária, constituído por várias instituições do Município e do Estado, estará presente no momento de concentração dos blocos para passar informações sobre a segurança no trânsito”, informou a diretora.

O Departamento distribuirá preservativos durante o carnaval para a prevenção das DSTs. Aproximadamente 400 mil preservativos serão distribuídos no período do carnaval. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) colocarão à disposição da população os preservativos antes da folia. “Nos dias de carnaval, as UPAs e os dois Pronto-Atendimentos da capital ficarão abertos para atender ao público”, disse Régia.

Régia Martins ainda informou que em caso de violência durante o carnaval, a vítima deve procurar uma UPA nas primeiras 24 horas, para fazer os testes preventivos e iniciar o tratamento contra as DSTs. “Lá na UPA terá pessoas preparadas para fazer o atendimento desses casos, que esperamos que não aconteçam”, alertou.

Para a secretária da Semusa, Eliane Pasini, essas ações são necessárias porque a população recebe o apoio e orientações importantes para evitar problemas que virão depois do carnaval como as doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada e acidentes. “Nossa preocupação é com prevenção e promoção à saúde. Nós queremos que as pessoas se cuidem, então nós distribuiremos preservativos, orientações e qualquer dúvida que a população tenha. Nós vamos trabalhar com os blocos, e qualquer órgão que esteja ligado a população. Nós vamos oferecer qualquer tipo de apoio e ajuda para poder divulgar as ações de saúde”, disse.

Segundo o tesoureiro do bloco “Até que a Noite Vire Dia”, Luiz Carlos, a parceria entre os órgãos existe desde o início do bloco, há 13 anos. Cerca de 20 mil foliões participam do bloco todos os anos. “Sempre existiu essa parceria desde o início e é muito importante. Hoje nós temos uma equipe de segurança, quem compra o nosso kit vai dentro do cordão de isolamento, com uma estrutura de segurança e apoio. Hoje um bloco de carnaval em Porto Velho só sai se tiver uma estrutura com todo o tipo de documentação referente a prefeitura, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar”, informou.



Deixe o seu comentário