Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:17:00
SAÚDE

Semusa informa sobre caso de raiva em morcego em área rural de Cacoal

A raiva é uma doença viral que pode afetar tanto animais quanto seres humanos e é quase 100% fatal

Por Cacoal Notícias
A- A+

Publicado: 15/02/2024 às 10h56min | Atualizado 15/02/2024 às 11h01min

PIXABAY

Um caso de raiva em morcego foi confirmado na zona rural de Cacoal, tem gerado alerta entre os moradores e autoridades de saúde locais. O morcego infectado foi encontrado por um morador local, que acionou os serviços de vigilância sanitária do município. Após exames laboratoriais, a presença do vírus da raiva foi confirmada no animal.

A raiva é uma doença viral que pode afetar tanto animais quanto seres humanos e é fatal em quase 100% dos casos, uma vez que os sintomas se manifestam. A transmissão ocorre principalmente através da mordida de animais infectados, sendo os morcegos, cães e gatos os principais transmissores da doença.

As autoridades de saúde de Cacoal estão tomando medidas imediatas para prevenir a propagação do vírus. Campanhas de vacinação antirrábica foram intensificadas, especialmente nas áreas rurais próximas ao local onde o morcego foi encontrado. Além disso, a população está sendo orientada sobre a importância de vacinar seus animais de estimação e de evitar o contato com morcegos e outros animais selvagens.

O caso acendeu um sinal de alerta sobre o risco de surtos de raiva na região, que possui uma vasta área rural e presença significativa de fauna silvestre. Especialistas em saúde pública estão reforçando a necessidade de vigilância contínua e de medidas preventivas para evitar a ocorrência de novos casos.

A Secretaria de Saúde de Cacoal pede que, caso alguém encontre um morcego morto ou agindo de maneira estranha, não toque no animal e acione imediatamente os serviços de saúde. A colaboração da população é fundamental para o controle da raiva e a proteção da saúde pública na região.

Este caso reforça a importância da conscientização sobre doenças zoonóticas e da vacinação antirrábica como medidas essenciais para prevenir a raiva. As autoridades continuam monitorando a situação e estão preparadas para tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos habitantes de Cacoal e dos animais da região.



Deixe o seu comentário