Porto Velho/RO, 22 Março 2024 07:19:54
RONDÔNIA

Porto Velho: Semusa lança campanha contra dengue

O último LIRAa inclui Porto Velho entre as Capitais em situação de alerta. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai iniciar a..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 08/11/2014 às 08h10min | Atualizado 28/04/2015 às 06h24min

O último LIRAa inclui Porto Velho entre as Capitais em situação de alerta.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai iniciar a Campanha Contra a Dengue. O lançamento acontece às 9h30 da próxima terça-feira (11), na Escola Municipal Flor do Piquiá, localizada na rua Raimundo Cantuária, 6727, bairro Tiradentes, na zona Leste. Segundo informações de Renatha Pimentel,

As ações serão iniciadas pela zona Leste, por ser a área de maior vulnerabilidade da doença segundo o último LIRAa

As ações serão iniciadas pela zona Leste, por ser a área de maior vulnerabilidade da doença segundo o último LIRAa Roni Carvalho/Diário da Amazônia

organizadora da campanha e coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde do Sistema Único de Saúde (Niensus/Semusa), todas as escolas municipais estarão incluídas nas atividades que visam levar informações sobre prevenção e combate à doença. “A partir do lançamento, na terça-feira, as escolas serão visitadas para que o material gráfico, que inclui cartilhas para crianças e para adolescentes, sejam distribuídas e as informações disseminadas pela cidade, a partir dos alunos da rede municipal de ensino”, explicou.

A campanha será implementada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e com entidades como Sesi, Proerd e outros. As ações se iniciarão pela zona Leste, por ser a área de maior vulnerabilidade da doença segundo divulgações do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa). “Toda a cidade é alvo das ações da campanha, mas queremos intensificar os trabalhos de informações sobre cuidados e prevenções em bairros como Mariana, JK II, Ulisses Guimarães, Marcos Freire e os demais da zona Leste, devido às incidências de registros de contaminação em outros anos e em função das divulgações do LIRAa sobre a situação de infestação do Aedes aegypti na cidade”, disse a coordenadora.

O último LIRAa inclui Porto Velho entre as Capitais em situação de alerta para a infestação de dengue e da febre chikungunya. A campanha tem como meta mais iminente não figurar no mapa de regiões vistas como de estado avançado. “Não temos nem um caso de febre chikungunya no município. O local mais próximo de nós que registrou um caso suspeito da doença foi Manaus. Assim, queremos intensificar as ações preventivas e educativas para que não tenhamos que lidar com UPAs e UBS superlotadas, tendo que dispor de diversos agentes para intensivos trabalhos de tratamentos. Estamos na fase da prevenção e é preciso que toda a comunidade participe, coopere com as ações”, enfatizou Renatha.

No evento do dia 11 estará presente o secretário da Semusa, Domingos Sávio, agentes da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), coordenadores das Unidades Básicas de Saúde, professores e diretores de escolas, além de outros servidores da Semusa e da Semed. A população próxima à escola é também esperada e a Semusa espera que o evento seja bastante divulgado, assim como toda a campanha.



Deixe o seu comentário