Porto Velho/RO, 21 Março 2024 01:27:14
RONDÔNIA

Senac inaugura unidade na zona Leste de Porto Velho

Após sete anos funcionando no espaço da Paróquia São Thiago, no bairro JK, a sede oficial do Serviço Nacional do Comércio (Senac) foi..

A- A+

Publicado: 08/11/2014 às 07h00min | Atualizado 28/04/2015 às 15h10min

A unidade oferecerá cursos nas áreas de comércio, serviços, saúde, comunicação, informática e administração

A unidade oferecerá cursos nas áreas de comércio, serviços, saúde, comunicação, informática e administração

Após sete anos funcionando no espaço da Paróquia São Thiago, no bairro JK, a sede oficial do Serviço Nacional do Comércio (Senac) foi entregue à comunidade que reside na zona Leste de Porto Velho, ontem. A unidade fica na rua Alexandre Guimarães, no bairro Tancredo Neves.

A unidade oferecerá os cursos que fazem parte do portfólio de atendimento do Senac, especificamente nas áreas de comércio e serviços e com oferta nas áreas chamadas carro-chefe, como saúde, comunicação, informática, administração e vendas. Além disso, segundo Hilton Gomes Pereira, diretor regional do Senac, existe a possibilidade de oferta de cursos a partir da demanda apresentada pela própria comunidade. “Podemos desenvolver treinamentos específicos, basta que sejam formados grupos e apresentadas as demandas”, explica.

Qualificação  profissional

Durante o evento de inauguração da sede, Raniery Araújo Coelho, presidente da Federação do Comércio (Fecomércio) ressaltou a importância da qualificação profissional para jovens e adultos visando o mercado de trabalho. “Nosso objetivo é formar empreendedores. Beneficiar a comunidade com a formação de colaboradores mais qualificados no mercado de trabalho. Além disso, motivar e preparar as pessoas que tiverem interesse em montar suas próprias empresas e ser um futuro empreendedor”, destacou Raniery. Os cursos são ministrados em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através das secretarias de Educação e Assistência Social, no qual o Senac atua como executor. Além disso, oferece cursos pagos à comunidade.

O objetivo do Senac é formar novos empreendedores

O objetivo do Senac é formar novos empreendedores

Comunidade comemora oportunidades oferecidas

Marcilene Araújo, 26, moradora do bairro Igarapé é uma das alunas do Senac que funciona na zona Leste. Iniciou o curso de manicure e pedicure na sede da Paróquia São Thiago, segundo ela, para futuramente ajudar o esposo a expandir o atendimento no salão de beleza da família: “atualmente meu esposo atende somente homens, mas pretendemos ampliar os clientes. O próximo curso que pretendo fazer é de cabeleireira”, diz. Marcilene conta que anteriormente trabalhava como operadora de caixa e afirma que está animada com o curso que está fazendo. “Me identifiquei. Pretendo investir na área. Estou gostando muito do curso porque ensinam a prática e também como devemos nos comportar, temos aula de ética. É uma formação mais completa”, afirma.

Meire Coelho é a professora de Marcilene, trabalha no Senac há quatro anos, na área de Saúde e Beleza, sempre na zona Leste. “Considero muito importante a realização dos cursos aqui na comunidade, pois reduz o número de faltas e propõe mais proximidade com o aluno. Com a nova sede, haverá possibilidade de melhor atendimento, pois terá mais salas e como conciliar melhor os cursos, em todas as áreas”, acredita.

Igor Gustavo Batista Trindade, 21, faz o curso de auxiliar de tesouraria no Senac da zona Leste. Afirma que o que mais gosta no curso é aperfeiçoar e adquirir novos conhecimentos. “Gosto deste curso especificamente porque inclui matemática nas disciplinas, acrescentou o que eu não tinha visto na escola, outros cálculos. Fiz um concurso e tirei nota boa porque na prova de matemática caíram questões que eu tinha visto no curso”, detalha. Igor mora no bairro São Francisco e acredita que facilita muito a vida dos alunos ter uma unidade do Senac, na zona Leste. “É muito importante, com a demanda que existe poderia abrir até outras unidades”, defende.

Segundo Hilton Gomes Pereira, diretor regional do Senac, aproximar a comunidade dos cursos ofertados pelo Senac foi um dos objetivos da instalação da unidade na zona Leste, em 2007. “Acreditamos que seria um sucesso, tanto aqui quanto na Jatuarana. Naquela época percebemos que a comunidade gastava mais com o transporte que com a taxa do curso. Hoje a comunidade além de não pagar com o transporte, a taxa cobrada nos cursos é 30% inferior à cobrada na unidade do centro”, destaca.

 



Deixe o seu comentário