Porto Velho/RO, 20 Março 2024 18:40:57
Diário da Amazônia

Senado aprova projeto que beneficia Estados

O texto era uma reivindicação antiga  de governadores e prefeitos. O Senado aprovou na noite de ontem (5), por unanimidade, o projeto..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 06/11/2014 às 15h10min | Atualizado 21/04/2015 às 01h06min

O texto era uma reivindicação antiga  de governadores e prefeitos.

Segundo senador Luiz Henrique da Silveira: “Projeto corrige uma injustiça”

Segundo senador Luiz Henrique da Silveira: “Projeto corrige uma injustiça”

O Senado aprovou na noite de ontem (5), por unanimidade, o projeto que possibilita a redução dos encargos pagos por estados e municípios sobre suas dívidas com a União. O texto era uma reivindicação antiga de governadores e prefeitos, que apontavam uma elevação da dívida de mais de 20% ao ano. O projeto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e, como não houve emendas que alterassem o mérito, seguirá para a sanção.

De iniciativa do Executivo, o projeto (PLC 99/2013 – complementar) troca o indexador dessas dívidas, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além disso, reduz os juros, dos atuais 6% a 9% ao ano, para 4% ao ano.

O projeto ainda estabelece um limitador dos encargos, a taxa básica de juros (Selic). Isso significa que, quando a fórmula IPCA mais 4% ao ano foi maior que a variação acumulada da taxa Selic, a própria taxa básica de juros será o indexador. O objetivo é evitar justamente o que já aconteceu: que a soma dos encargos fique muito acima da taxa de juros e que os entes acabem pagando à União juros mais elevados do que os vigentes no mercado.

A renegociação das dívidas com a União vinha sendo reivindicada por governadores e prefeitos em visitas ao Senado. Um dos motivos é o fato de que as condições macroeconômicas da época em que os contratos de refinanciamento foram firmados não estão mais presentes.

 



Deixe o seu comentário