Porto Velho/RO, 19 Março 2024 12:19:45
SAÚDE

Sesau soluciona queda de energia no hospital de Cacoal

Um novo transformador foi instalado na subestação do grupo gerador de energia do Hospital Regional de Cacoal HRC, nesta quarta-feira. O..

Por Assessoria Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 04/05/2019 às 11h51min

Um novo transformador foi instalado na subestação do grupo gerador de energia do Hospital Regional de Cacoal HRC, nesta quarta-feira. O reparo foi necessário para solucionar quedas de energia que vem ocorrendo desde o último domingo (28) e tudo já voltou ao perfeito funcionamento, graças ao empenho do governador Marcos Rocha, que imediatamente acionou a Secretaria Estadual de Saúde SESAU, para que urgentemente, tomasse providencias.

De acordo com o Diretor do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal COHREC, Dr.Julio César, o Secretário Estadual de Saúde Fernando Máximo, ao saber do ocorrido, se sensibilizou com a situação, que envolve a segurança dos pacientes e enviou uma equipe de engenheiros eletricistas e mecânicos a Cacoal, para investigar o ocorrido e solucionar o problema. Fazem parte da equipe, os engenheiros Gustavo Soarese Rodrigo Trevisan de PortoVelho e engenheirosFrancis Bin e Gil Carvalho com os servidores do setor de manutenção do (HRC).

O novo equipamento foi instalado nesta quarta-feira (01). De acordo com o engenheiro Trevisan, o problema está resolvido. “A SESAU possui este transformador que é novo e atende perfeitamente a necessidade do hospital, pois tem maior capacidade do que o antigo, mas é uma medida provisória, já que trata-se de um Backup, só para atender essas emergências,” Um novo equipamento está sendo providenciado pela SESAU para ser instalado posteriormente.

Entenda o caso

A primeira falha ocorreu no início da noite de domingo. Segundo o diretor do complexo, o empresário César Cassol cedeu equipamentos e servidores que auxiliarama equipe de engenharia do Regional para diagnosticar o problema e evitar danos maiores. De acordo com o engenheiro eletricista Rodrigo Trevisan, houve um curto circuito que danificou um dos transformadores, ocasionando a queima de uma das fases, o que impediu a transmissão de energia. O ocorrido não pode ser compreendido no local pois depende de recursos tecnológicos “Teríamos que levar a peça em um laboratório, para ser investigados com equipamentos específicos”, explicou.

Na quarta-feira (01) as duas horas da madrugada houve uma nova queda de energia. Como medida preventiva, estudada criteriosamente pela equipe médica, Três (03) pacientes da UTI foram transferidos para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência HEURO, sem danos maiores. Os pacientes que necessitavam de ventilação mecânica, foram atendidos com equipamentos movidos à bateria, e toda a energia concentrada nas áreas de pacientes mais graves.

Ainda na manhã da quarta-feira a direção convocou uma entrevista coletiva para esclarecer à sociedade o que estava acontecendo. O diretor informou que desde a madrugada, a equipe de manutenção do HRC estava trabalhando,em conjunto com a equipe de engenheiros de Porto velho, que por via telefônica, fornecia orientações. As 10 horas da quarta-feira a energia foi estabilizada provisoriamente.

As 16h00 da tarde, a equipe da SESAU chegou ao hospital para realizar a instalação do novo transformador (Backup), e da chave reversora, um conjunto de equipamentos que compõem o adjutor no sistema.O serviço foi concluído na manhã de quinta-feira e vários testes já foram realizados garantindo o perfeito funcionamento do hospital. A SESAUjáestá providenciando a aquisição dos equipamentos que serão instalados definitivamente na unidade.



Deixe o seu comentário