Porto Velho/RO, 02 Abril 2024 00:10:26
RONDÔNIA

Sesdec garante segurança reforçada no Carnaval

Com o objetivo de manter a ordem e segurança na capital durante as festividades de carnaval, a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros..

A- A+

Publicado: 01/02/2015 às 03h10min | Atualizado 28/04/2015 às 12h37min

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros irão garantir a segurança dos foliões

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros irão garantir a segurança dos foliões

Com o objetivo de manter a ordem e segurança na capital durante as festividades de carnaval, a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) iniciaram operação de segurança para o período do carnaval de rua de Porto Velho. De acordo com Antônio Carlos dos Reis, secretário de Segurança Pública de Rondônia (Sesdec), várias medidas já foram tomadas a fim de garantir a segurança no carnaval.

O carnaval começou em Porto Velho no dia 24 de janeiro, o primeiro bloco desfilou no circuito “Centro – Caiari”, Bloco Eletro Folia Mix, nas avenidas Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco e Carlos Gomes, terminando às 3h da madrugada de domingo, 25. O efetivo de 100 policiais militares garantiu a segurança de milhares de foliões, sendo registrada apenas uma ocorrência de apropriação indébita, na qual o infrator foi preso. O policiamento de trânsito foi comandado pelo tenente PM Júlio, que contou com o apoio de agentes de trânsito municipais que auxiliaram no controle e sinalização do fluxo de trânsito e orientação para a interdição das vias.

Termo de  Ajustamento

As medidas foram firmadas em um encontro que aconteceu no início do ano entre a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (Sesdec), os blocos, clubes e bandas participantes do carnaval. No dia 15 de janeiro, uma reunião entre os órgãos envolvidos com o carnaval e o Ministério Público Estadual (MP-RO) resultou em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Entre as medidas de segurança, os blocos não poderão ultrapassar 6 horas – antes, o tempo era ilimitado. Caberá aos promotores de eventos a contratação de segurança privada. A PM só interferirá diante de incidente grave. O carnaval de rua está proibido fora das áreas delimitadas pela Semtran.

De acordo com a Fundação Cultural de Porto Velho, haverá 4 circuitos de carnaval – Área Central, Zona Sul, Zona Leste e Centro Areal – todos os percursos dos blocos foram alterados para que todos se adequassem ao TAC. Contudo, o único bloco que desfilará com percurso específico e diferenciado será a Banda do Vai Quem Quer.

Mais segurança nas ruas

A Polícia Militar manterá todo o efetivo nas ruas. Segundo a assessoria da PM, a intenção é que todo o efetivo trabalhe na operação de segurança para o carnaval. A Polícia de Trânsito também estará nas ruas de olho na combinação álcool e direção e em outras imprudências que resultam em acidentes.



Deixe o seu comentário