Porto Velho/RO, 26 Março 2024 01:20:36
Diário da Amazônia

Silvia Cristina e a retrospectiva de suas ações em 2019. Assista!

Deputada Federal de Rondônia faz balaço mês a mês do seu trabalho parlamentar em prol de Rondônia e do Brasil.

Por Victoria Angelo Bacon.
A- A+

Publicado: 31/12/2019 às 09h36min | Atualizado 31/12/2019 às 10h26min

 

Confira na íntegra o resumo das ações da deputada federal Silvia Cristina.

 

Silvia Cristina em suas diversas ações durante o ano de 2019 no Congresso Nacional onde ocupa a cadeira de deputada federal por Rondônia em seu primeiro mandato

 

Silvia Cristina, deputada federal, destacou-se em 2019 na sua atuação em defesa de Rondônia e do Brasil. Trazemos nesse Editorial especial de Fim de Ano, a RETROSPECTIVA da atuação da parlamentar.

A primeira deputada federal negra por Rondônia se elegeu em 2018 com expressiva votação.

JANEIRO.

Posse do governador de Rondônia Marcos Rocha.

A deputada federal eleita Silvia Cristina se destacou na participação da posse do governador Marcos Rocha no último dia 01 de janeiro em Porto Velho. Silvia foi a revelação entre os eleitos à Câmara Federal por sua atuação em Ji-Paraná durante seu mandato como vereadora buscando sempre o diálogo e o compromisso com toda a população. Silvia, durante a posse do governador Marcos Rocha, comprometeu-se a cooperar com o governo de Rondônia na busca de recursos federais nesse momento crítico para o nosso estado que necessitará da união de todos independentemente de partido político.

FEVEREIRO.

Silvia Cristina luta por melhorias na agricultura de Rondônia.
Silvia participou de uma audiência, nesta semana, com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina para pedir melhorias na agricultura e o fortalecimento da agricultura familiar no Estado de Rondônia.
Durante a audiência, a deputada entregou ofício solicitando atenção especial à situação da regularização fundiária rural em Rondônia, na qual muitos assentamentos não possuem escritura, áreas produtivas limítrofes a áreas indígenas, áreas indígenas sobrepostas, o impacto da limitação de financiamento pelo Banco da Amazônia em razão do impedimento no apoio a projetos nos 10 km de divisa com áreas indígenas e outros graves problemas como conflitos iminentes, que impactam diretamente a produção de um Estado economicamente dependente do agronegócio.

MARÇO.

Indignada com a Ceron, Deputada Silvia Cristina pede auditoria
A Aneel anunciou ontem a redução de 7,46 % no aumento da energia em Rondônia.

informou que está indignada com a redução de apenas 7,46% nas tarifas de energia elétrica do Estado de Rondônia e que protocolou um requerimento na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal, na qual é membro, solicitando que seja realizada uma auditoria nas Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) para explicarem o real motivo deste aumento.

ABRIL.

O Presidente da Assembleia Legislativa pede apoio da bancada federal contra aumento abusivo nas contas de energia.
O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) esteve reunido com a deputada federal Silvia Cristina (PDT) na tarde desta quinta-feira (14) e pediu apoio da parlamentar contra o aumento abusivo da energia elétrica em Rondônia. O encontro aconteceu na Casa de Leis, onde os dois políticos também trataram de parcerias e outras demandas para o Estado. “Colocamos o Legislativo a disposição da deputada nas demandas que os rondonienses necessitam, mas principalmente desse tema que está incomodando muito a população rondoniense que é esse reajuste abusivo da energia, através da Energisa”, disse.

MAIO.

Agricultura aprova redefinição dos limites de duas reservas extrativistas em Rondônia.

Silvia é relatora, informou que diversas reuniões e debates levaram à construção de um consenso pelo texto proposto. A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou o Projeto de Lei 10493/18, do Senado, que reduz os limites da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto e amplia a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã. As duas ficam em Rondônia.
Pela proposta, a reserva Ouro Preto passará dos atuais 204,6 mil hectares para 184,1mil hectares. Também ficará definida a zona de amortecimento – área devidamente delimitada na qual se aplicam normas de manejo e restrições específicas em reforço da função de preservação ecológica da unidade de conservação.

JUNHO.

O Dnit autoriza serviços e anuncia prazo para liberação das pistas.
De acordo a deputada federal, houve a garantia da direção do Dnit que já foi dada a liberação e, foram iniciados os trabalhos de recuperação da área, bem como a autorização para o Exército Brasileiro intervir, caso necessário. “O trabalho imediato é para que haja a liberação imediata de uma das pistas e, posteriormente, em sua totalidade até a próxima segunda-feira (11)”, informou Silvia Cristina.

AGOSTO.

Comissão aprova ampliação de área de livre comércio para os 22 municípios do Acre.

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (21), o Projeto de Lei 2264/19, que estende para todos os 22 municípios do Acre a condição de área de livre comércio de exportação e importação (ALC), sob regime fiscal especial. O objetivo é promover o desenvolvimento das respectivas regiões.
O texto altera a Lei 8.857/94, que atualmente beneficia apenas os municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul.

 

 

SETEMBRO.

Agricultura aprova redefinição dos limites de duas reservas extrativistas em Rondônia.

A relatora, informou que diversas reuniões e debates levaram à construção de um consenso pelo texto proposto.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou o Projeto de Lei 10493/18, do Senado, que reduz os limites da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto e amplia a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã. As duas ficam em Rondônia.
Pela proposta, a reserva Ouro Preto passará dos atuais 204,6 mil hectares para 184,1mil hectares. Também ficará definida a zona de amortecimento – área devidamente delimitada na qual se aplicam normas de manejo e restrições específicas em reforço da função de preservação ecológica da unidade de conservação.

 

OUTUBRO.

Comissão aprova produção ininterrupta de remédios essenciais contra o câncer.

O texto prevê ainda reajuste anual e preço definido pelo Poder Executivo que leve em consideração os custos de produção.

 

 

 

NOVEMBRO.

Comissão aprova pensão vitalícia para vítimas de escalpelamento.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (14), com emenda, proposta que assegura pensão especial mensal, vitalícia e intransferível a pessoas que perderem parte do couro cabeludo (escalpelamento) em acidentes envolvendo volantes, eixos ou partes móveis de motores de embarcações.

 

DEZEMBRO.

Silvia Cristina consegue mais de R$ 2 milhões para cirurgias cardíacas pediátricas.

A deputada federal Silvia Cristina afirmou sobre a importância de salvar vidas através do recurso.
Com o objetivo em melhorar os números da saúde em Rondônia garantindo uma qualidade de vida melhor para a população, foram liberados R$ 2.412.097,00, recurso esse que de acordo com a deputada, tem o objetivo de salvar vidas, principalmente de crianças que estão a espera por cirurgias cardíacas. “Minha bandeira sempre será a saúde e quando soube que tinha uma fila de crianças morrendo não pensamos duas vezes antes de liberar esse recurso de extrema importância”, disse a deputada.

 

DESTAQUE!

1. Fundo Eleitoral.

Silvia Cristina disse NÃO ao Fundo Eleitoral. Votou pelo Brasil!
Silvia manteve seu compromisso com o povo rondoniense e com o Brasil, ao dizer NÃO para o escandaloso Fundão da Vergonha, ou Fundo Eleitoral (Partidário) que se tornou a bandeira das Redes Sociais contra o projeto de lei que institui recursos públicos para bancar campanha eleitoral partidária.

2. Criminalização de repasse do SUS.

Relatório quer tornar crime falta de repasse de recursos para o SUS.
Grupo de Trabalho que analisou tabelas do SUS apontou poucos investimentos em prevenção e muito dinheiro gasto em medicamentos.

 



Deixe o seu comentário