Porto Velho/RO, 24 Março 2024 03:19:47
Diário da Amazônia

Silvia Cristina quer medidas para segurança de estudantes

Deputada pediu ao Itamaraty que atue no sentido de garantir a segurança dos estudantes brasileiros

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 05/11/2019 às 08h19min | Atualizado 05/11/2019 às 10h22min

Após o início dos confrontos entre apoiadores do presidente Evo Morales e oposicionistas que não aceitam o resultado da eleição presidencial, a população começou a viver momentos de terror na Bolívia. Os estudantes brasileiros estão vivendo momentos de muita preocupação em diversas cidades da Bolívia, especialmente em Santa Cruz quando há aproximadamente duas semanas se intensificaram os atos de violência nas manifestações.

A deputada federal Silvia Cristina (PDT) lembrou a situação dos brasileiros que são atraídos para a Bolívia especialmente por causa do custo mais acessível da faculdade de Medicina, principalmente na cidade de Santa Cruz de La Siera. “Muitos estudantes que estão pra finalizar seus estudos estão passando momentos de muita dificuldade na cidade, que agora tem toque de recolher.

O comércio tem fechado cedo, ruas foram bloqueadas, os meios de transporte estão impedidos de passar e vários grupos de whatsapp estão pedindo socorro. Queremos pedir ao Itamaraty que intermedie por esses estudantes brasileiros. A nossa preocupação é que esses brasileiros tenham uma proteção antes que o pior aconteça”, ressaltou a deputada durante discurso na tribuna.

Em nota, o Itamaraty informou que a embaixada em La Paz e as outras repartições brasileiras na Bolívia acompanham a situação de segurança no país e mencionou também que representantes nacionais fazem orientações de forma “permanente ou temporariamente”. No texto, o órgão disse ainda que “as representações têm alertado os brasileiros, por meio de seus canais na internet, a permanecer em suas residências, estocar, na medida de suas possibilidades, água e mantimentos, e evitar aglomerações e manifestações de qualquer natureza” e recomenda a consulta de alertas que tratam sobre os protestos, bem como orientações aos turistas.



Deixe o seu comentário