Porto Velho/RO, 23 Março 2024 11:40:28
SAÚDE

Solidariedade em tempos de pandemia

Em meio à pandemia do coronavírus uma onda de solidariedade vem tentando refrear as dificuldades do isolamento com ações de..

A- A+

Publicado: 07/04/2020 às 17h06min | Atualizado 07/04/2020 às 17h08min

Foto: divulgação

Em meio à pandemia do coronavírus uma onda de solidariedade vem tentando refrear as dificuldades do isolamento com ações de contribuições aos serviços realizado pelos profissionais de saúde.

Preocupada com aumento no número de casos do Covid-19 a Dra. Neila Zafari da Gerência Médica do Hospital de Base (HB) de Porto Velho decidiu entrar em contato com a costureira Kelia Rocha responsável pela organização do corte e costura da Feira de Artesanato Varanda Criativa para ajudar na confecção de aventais.

Foto: divulgação

Segundo uma das coordenadoras do projeto, Nathanaeli Macedo, o grupo já possui 50 voluntários que realizam serviços de corte, costura, coordenação e logística na busca de materiais. Ela conta que alguns materiais foram recebidos por doações, já na compra, receberam  um ótimo desconto na de maior parte dos tecidos, que foi adquirido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
“O trabalho é gratificante. Os vários depoimentos das nossas voluntárias são sobre a gratidão em poder ajudar quem está na linha de frente em combate ao vírus. No momento 110 aventais foram entregues, mas já temos uma quantidade grande para ser entregue na próxima semana. Preferimos juntar um volume maior dessa vez, para atender o máximo de profissionais possível”, destacou Nathanaeli.

Para também colaborar com os órgãos de saúde, docentes, acadêmicos e colaboradores da Faculdade São Lucas confeccionaram com insumos próprios 750 protetores faciais que servem como prevenção ao contágio do vírus. A ação envolveu a equipe do IES e contou com o apoio técnico de especialistas da instituição.

“A solidariedade de Rondônia não tem tamanho. Temos a certeza de que só a união pode transformar e salvar vidas”, enfatizou a Reitora do São Lucas, Viviane Castro de Araújo.

Os protetores foram encaminhados nesta semana à Agência Estadual de Vigilância em Saúde – AGEVISA – em parceria com a Defesa Civil do Estado, que realizará a distribuição dos materiais.

Em Ariquemes os alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) estão imprimindo máscaras de em 3D. A ideia de confeccionar e doar materiais de proteção surgiu através do estudante de engenharia mecatrônica Emanoel Javoski. A intenção é produzir 20 máscaras EPIs por dia, porém ainda contam com a carência de acetato, que é o material  usado para a viseira.

No campus de Ji-Paraná professores e técnicos de química trabalham na produção de 400 litros de álcool gel e 100 litros de sanitizante alcoólico à base de glicerina, que pode substituir a higienização de água e sabão. Em Porto Velho estão sendo confeccionados a fabricação de peças e componentes utilizados em respiradores pneumáticos mecânicos.

Emanoel Javoski de Ariquemes destaca para quem desejar ajudar na confecção das EPI, ou seja, fazer o encaixe dos moldes no acetato e colocar o elástico, ou doar o material usado para impressão dos moldes 3D por entrar em contato por email [email protected] ou colaborar com pela página do Facebook “ARIQUEMES CONTRA A COVID-19”, ou pela Vaquinha VIRTUAL: http://vaka.me/969332
“Os trabalhos não param no momento precisamos de mais mão de obra.  Precisamos de voluntários que tenham habilidade em corte e costura para os aventais”, disse Nathanaeli. Quem quiser participar da ação de voluntários para combater o coronavírus pode entrar em contato pelas redes sociais da @feiravarandacriativa.



Deixe o seu comentário