Porto Velho/RO, 22 Março 2024 18:13:16
Diário da Amazônia

Para Lula, é ridículo quem se orgulha de trabalhar com UBER. Concorda?

Ex-presidente teceu severas críticas a quem tenta mostrar bons números na economia e na geração de empregos usando aplicativos como o Uber!

Por Victoria Angelo Bacon.
A- A+

Publicado: 09/01/2020 às 10h08min | Atualizado 09/01/2020 às 18h10min

 

Lula vê “sociedade obrigada a achar maravilhoso entregar pizza de Uber”.

 

As declarações de Lula foram concedidas na manhã do dia 07.01.2019 para a Redação do Portal UOL e site Folha de S. Paulo.

1. Lula foi coerente nas falas?

Ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fez críticas à política econômica do governo de Jair Bolsonaro. Em entrevista ao site Diário do Centro do Mundo, Lula disse que a sociedade está sendo obrigada a aceitar piores condições de trabalho diante da falta de melhores oportunidades. “Ontem eu tive com uma pessoa que trabalha no Uber, ele paga R$ 1660 no carro e tira mil e pouco por mês. Isso é chamado de empreendedorismo. A palavra é bonita, empreendedorismo. Palavra chique, bonita. Essa é finesse do capitalismo. Sou empreendedor. Conseguiram criar na cabeça da sociedade que mesmo empobrecendo, está progredindo”, disse.

Ex-presidente durante suas críticas ao que ele chamou de “ilusão” com os números bons da economia.

2. Crescimento de empregos de aplicativos foi recorde em 2019.

A consolidação da economia de aplicativos, que influenciou novos tipos de ocupações no mercado de trabalho, pode ser um dos fatores responsáveis pelo crescimento do número de trabalhadores por conta própria no país.

A análise faz parte da Carta de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para o 4º trimestre de 2019 na sede do instituto, no centro do Rio.

De acordo com o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Carlos Henrique Corseuil, o movimento aparece de forma bem nítida quando se verifica o crescimento do emprego por setor de atividade e por ocupação.

 

As bicicletas se tornaram um meio rápido e econômico pars quem trabalha com o aplicativo Uber nas capitais.

O Brasil está numa situação em que renda está caindo, os empregos que surgem são totalmente precarizados… E vendo a sociedade sendo obrigada a achar que é maravilhoso entregar pizza de bicicleta, entregar pizza de Uber… E não percebem que estamos desempregando muita gente”, completou.

3.  A mensagem para Lula, vindo de um Uber.

Pedi um UBER para me levar no Aeroporto, e ao sair do condominio (que é obrigado abrir o porta malas) o segurança disse que o motorista não precisava descer do carro. Ele não tinhas as pernas. Era uma pessoa sem deficiência até que uma doença fez com que suas pernas fossem amputadas. Ele me disse que a esposa o abandonou e ele não tinha mais como sobreviver. Passou necessidades. Até que veio o UBER e deu a oportunidade dele voltar a trabalhar. Uma lição aquele senhor me deu.

Empregos para motoristas de aplicativos, foi o que mais cresceu em 2019.

 



Deixe o seu comentário