Porto Velho/RO, 18 Março 2024 16:43:35
Diário da Amazônia

Cacoal: Teatro Municipal está fechado há 10 meses

No dia 11 de outubro é celebrado o dia do teatro municipal. O Diário traz a situação dos teatros que já foram referência em Cacoal...

A- A+

Publicado: 11/10/2014 às 13h52min | Atualizado 29/04/2015 às 00h51min

teatro Cacilda Becker (4)No dia 11 de outubro é celebrado o dia do teatro municipal. O Diário traz a situação dos teatros que já foram referência em Cacoal. Depois da interdição, feita pelo Corpo de Bombeiros em 27 de dezembro do ano passado, devido a falta dos requisitos de segurança exigidos para locais que reúnem grande público, ainda não estão liberados para serem utilizados pela comunidade.

O teatro Cacilda Becker – inaugurado em dezembro de 2002, com capacidade para 150 pessoas e o Teatro Municipal inaugurado em 2008, apto para receber 700 pessoas já foi palco para atrações nacionais. O principal espaço para apresentações artísticas e culturais da cidade está com portas fechadas e os eventos previstos para os espaços estão sendo transferidos para diversos locais. Edimar Olic, diretor do grupo de teatro Risoterapia teve que fazer o lançamento do seu filme na praça municipal. “O teatro pequeno está sem funcionar desde fevereiro de 2010, uma grande pena, pois é espaço ideal para os grupos de teatro. Enquanto isso estávamos usando o grande, mas agora estamos sem nenhum”, explicou.

Com mais de seis mil metros quadrados, o complexo que compreende os dois teatros de Cacoal que são administrados pela Fundação Cultural de Cacoal (Funccal), apresentava problemas também no fornecimento de água, tendo em vista que são 12 banheiros. Entre outras irregularidades apontadas pelo Corpo de Bombeiros estavam a falta de sinalização que orienta as rotas de fuga e de portas adequadas para saídas de emergência.

De acordo com o comandante da seção de serviços técnicos, Moacyr de Paula Júnior, a decisão foi tomada em conjunto com o Ministério Público. Já o diretor do Risoterapia – que ministrou diversas oficinas abertas à comunidade – explicou que o trabalho para atrair o público que estava em franca expansão será um dos maiores problemas. “Passamos cerca de oito meses na produção de um espetáculo, trabalhamos e nos vemos sem incentivo”, reclamou Edimar.

Conforme o cronograma da Funccal, administrada por Sidarta Michalzuk, as obras para regularizar as exigências foram licitadas e iniciaram nesta semana. Segundo a presidente, a empresa responsável tem sessenta dias para realizar os serviços. “Não foi fácil, tivemos que acompanhar passo a passo e garanto que foi em tempo recorde”, afirmou Sidarta. Conforme a presidente, serão aplicados R$ 115 mil para as novas mudanças e renovação da madeira do palco. Após as adequações, a Fundação Cultural de Cacoal deve informar ao Corpo de Bombeiros, para que uma nova vistoria seja realizada no local.

Endereço

Depois de uma inspeção do Ministério da Cultura, algumas mudanças foram necessárias como mudar do teatro Cacilda para um espaço com fim exclusivamente administrativo. Atualmente a Funccal possui seis funcionários e além de arcar com as despesas mensais terá que computar também aluguel orçado em R$ 1mil. A entidade está na avenida Cuiabá nº 2593.



Deixe o seu comentário