Porto Velho/RO, 28 Março 2024 03:11:16
Diário da Amazônia

Teatro Guaporé recebe hoje “O Descotidiano”

Espetáculo da Cia do Relatito, Circo, tem indicação livre e inicia às 20h de hoje

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 03/09/2015 às 05h15min

Otávio Fantinato interpreta personagem por vezes estressado e por outras fadigado pela rotina imposta pela vida

Otávio Fantinato interpreta personagem por vezes estressado e por outras fadigado pela rotina imposta pela vida

O espetáculo “O Descotidiano”, da Companhia circense do Relativo (SP), abre hoje à noite, às 20h, o Teatro Guaporé, em Porto Velho. Com indicação livre, a apresentação tem criação, direção e atuação de Otávio Fantinato, que também é autor da trilha sonora.

O ESPETÁCULO

Em uma casa de poucos móveis e sentimentos, habita um personagem por vezes estressado e por outras fadigado pela rotina imposta pela vida. Este ser excêntrico e solitário busca através da desconstrução de seu cotidiano uma motivação para sorrir. Muitas vezes comandando os objetos a sua volta e muitas outras sendo comandado, o personagem se coloca em enroscos e acaba vivendo situações surreais. Manipulando objetos do cotidiano que vão de colheres e livros, passando por xícaras, vassouras e pás de lixo, além de objetos clássicos do malabarismo como bolas e o malabarismo de contato.

A COMPANHIA

Pelo desejo de explorar novas possibilidades cênicas e técnicas e, tendo como proposta aplicar as linguagens atuais no circo, surge, em 2009, a Cia. do Relativo que tem como fundadores Tássio Folli e Otavio Fantinato que sustentam seu trabalho por meio da manipulação de objetos. “Título I” foi a obra de estreia da companhia de autoria e criação de ambos. Premiada com a medalha de ouro no festival “Malabares Rio” em 2010. Em 2011 estreia “O Descotidiano”, espetáculo solo criado e atuado por Otavio Fantinato. Com mais de 50 apresentações em festivais nacionais e internacionais. Atualmente a Cia do Relativo é uma referência brasileira no malabarismo contemporâneo e na pesquisa de manipulação de objetos.

FICHA TÉCNICA

A ficha técnica traz ainda: desenho da luz – Sérgio Pires e Eduardo Amaral; operador de luz – Eduardo Amaral; Operador de som – Tássio Folli; figurino – Júlia Pacheco; cenografia – Eduardo Amaral; e fotografia – Ricardo Avellar.

C4 - Descotidiano Tassio Folli copyTássio Folli

Malabarista, pesquisador de dança e teatro físico, estreou sua trajetória em cena com a criação e atuação do número solo “Espaço e Tempo”, pelo qual foi contemplado com o 3º lugar, em 2009, na mostra de números do “Festival Mundial de Circo” em Belo Horizonte. Em 2010, se firma no ponto de cultura Circo do Capão, recebendo convite para participar da equipe de criação e atuação em cinco espetáculos diferentes. No ano de 2012 é aceito na formação profissional da escola de circo de Lyon, França. Após sua graduação, em 2014, retorna a São Paulo dando continuidade aos trabalhos da Cia do Relativo.

C4 - Descotidiano Otavio Fantinato copyFantinato

Aos 7 anos tem iniciação na arte por meio de aulas de perspectiva transmitidas pelo avô. Após anos de estudo de pintura e historia da arte, conhece o teatro em três anos de aulas e workshops. Atuou em o “Despertar da Primavera” dirigido por Ronaldo Ciambroni. Sua trajetória no mundo do circo inicia-se em meados de 2000, pelo segmento das manipulações e malabarismo. Em 2005 na “7ª Convenção Brasileira de Malabarismo”, foi eleito por pleito aberto em 2° lugar como revelação do malabarismo brasileiro. Atuou em diversas companhias como: a Raso da Catarina, Los Prismáticos (Argentina) e a Companhia Diálogos Acrobáticos. Desenvolveu, também, trabalhos de direção nas companhias Dukontra e a Lar Doce Lar.

 



Deixe o seu comentário