Porto Velho/RO, 20 Março 2024 12:35:07
RONDÔNIA

Temporal de dez minutos provoca caos

A previsão do tempo aponta que mais chuvas podem acontecer até o fim de semana.

Por Emerson Machado Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 03/09/2015 às 07h25min | Atualizado 03/09/2015 às 09h19min

Um galpão zona Leste da cidade, foi destelhado e teve partes do muro derrubadas com os ventos de terça-feira   Jota Gomes/Diário da Amazônia

Um galpão zona Leste da cidade, foi destelhado e teve partes do muro derrubadas com os ventos de terça-feira
Jota Gomes/Diário da Amazônia

Há alguns meses que os porto-velhenses esperam ansiosos por dias chuvosos. O calor que marcava em média 35° C de temperatura não dava trégua há semanas. Entretanto, bastaram 10 minutos para que uma formação de chuva, com ventos muito fortes, deixassem a sensação de alívio para trás e causassem sustos e prejuízos. Um galpão, no bairro Lagoa, zona Leste da cidade, foi destelhado e teve partes do muro derrubadas com os ventos da última terça-feira.

De acordo com moradores do condomínio Vila Bella, por volta das 16h o tempo de chuva se formou, mas até então os ventos não eram sentidos. Segundo o porteiro do condomínio, Ronaldo Oliveira, as casas atingidas pelos destroços vindos do galpão não tiveram feridos, mas muita louça se quebrou com as pancadas. “Foi de repente. Em menos de 10 minutos o telhado e o muro estavam no chão e uma árvore se partiu, derrubando os postes que vocês podem ver jogados no chão”, afirma Oliveira.

A estudante de nutrição Jaqueline Ribeiro, que utiliza a rua que ficou interditada com os destroços, precisa contornar por um caminho maior para chegar em casa, pois ficou inviável transitar pela rua do condomínio Vila Bella. “A sorte é que ninguém passava pela rua na hora da queda, senão poderia ter feridos graves pelo tanto de coisa que caiu”, afirmou – em concordância ao que o porteiro também alegou.

Em frente ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), pôde-se notar postes e placas caídos e barras de ferro retorcidas, demonstrando a força do vento, que ainda não foi medida pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). No entanto, os habitantes da capital devem se manter alertas, pois mais chuva pode acontecer até o fim de semana, segundo a previsão do tempo.

Postes e redes de distribuição elétrica danificados

O vendaval não causou prejuízos para o condomínio Vila Bella e o galpão situado em frente, mas em diversos pontos da cidade. A equipe do Diário flagrou dois trabalhadores juntando os destroços do grande muro que estava em pé por causa de um loteamento do condomínio Golden – próximo ao Atacadão, na BR-364. Um deles alegou que foi tão rápido que parecia um sopro, que chegou e derrubou quase toda a extensão do muro de uma vez. O próprio Atacadão fazia obras de reparo na placa de identificação do estabelecimento, seriamente danificada pelo vendaval.

Com postes e redes de distribuição elétrica danificados, muitos bairros ficaram sem energia elétrica, como o Lagoa (região mais atingida pelos ventos), Lagoinha, Pombal, Três Marias e JK. De acordo com a Eletrobras – Distribuição Rondônia, a central de atendimento telefônico da empresa registrou 3.172 ligações para denunciar os problemas. No entanto, a distribuidora elétrica alega que muitas pessoas ligaram muitas vezes para registrar a mesma situação – o que provocou congestionamento nas linhas.
Ainda segundo a Eletrobras, desde o início do temporal, cerca de 310 regiões ficaram sem energia em todo o Estado, mas que mobilizou 51 equipes emergenciais para normalizar o fornecimento de eletricidade. As áreas urbanas tem prioridade no atendimento, devido à necessidade de desobstrução das vias para regularização do trânsito. O Diário tentou contato com a Defesa Civil, mas não obteve resposta nas ligações.

 



Deixe o seu comentário