Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:36:51
Diário da Amazônia

Terror é tema de livro infanto-juvenil

Livro Excursão ao Parque do Terror completa um ano de publicação no próximo dia 9.

Por Laila Moraes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/08/2015 às 06h35min

C4  - LIVRO EMERSON copyO jornalista do Diário da Amazônia, Emerson Machado, está comemorando um ano do lançamento do seu sexto livro publicado no próximo dia 9. Especializado em livros infantis e Juvenis, Machado conta que a obra Excursão ao Parque do Terror não é uma obra para assustar as crianças. Pelo contrário: ela surgiu para ajudá-las a enfrentar o medo. Felipe Campos, idealizador e ilustrador do livro publicado pela Mar de Ideias – Navegação Cultural, explica melhor: “Nós, Emerson [Machado] e eu, queríamos que todos se assustassem com os poemas! Que se divertissem, achassem graça, sentissem medo, como se estivessem assistindo um bom filme de terror. Depois, quando o livro acabasse, tivessem consciência de que tudo ali é apenas fantasia”.

Com relação ao terror, Machado nunca tinha pensado em dedicar uma obra inteira à categoria e ficou apreensivo com o convite do ilustrador. “Sou medroso e um pouco dramático e meus livros, que são todos em prosa, refletem isso, mas escrever algo de terror e, ainda, em poesia parecia um desafio e tanto. Por isso, aceitei”, conta o autor. Primeiramente, a obra teve as ilustrações feitas e os poemas foram baseados nelas, diferente do que geralmente acontece (em que o escritor primeiro escreve e depois o texto ganha imagens baseadas na história).

Do Rio de Janeiro, Campos é ilustrador de livros infantis e juvenis, formado em Gravura e especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem um interesse particular por histórias de terror, o que baseia toda a sua pesquisa no ramo da literatura. Machado ainda afirma que a parceria não poderia ter sido melhor, pois aprendeu muito com a relação entre autor e ilustrador: “Com a produção e este um ano de publicado, passei a valorizar ainda mais o trabalho do ilustrador, que também é autor, além de o Felipe [Campos] ter se tornado um grande amigo”.

Sobre Excursão ao Parque do Terror, os autores revelam que não se prenderam à idade dos leitores, já que eles não tiveram pretensão alguma de subestimar a capacidade de cada criança lidar com o medo. “O cenário do circo me pareceu bem interessante porque, mesmo sendo clichê, sabia que poderia fazer algo diferente. Então as ilustrações ficaram mais sombrias e violentas”, conta Campos. Além disso, ele lembra que a ideia de misturar terror com poesia foi dele: “Queria que fosse um livro de poesias, já que não me recordo de ter visto livros de terror com poesia”. O livro já participou de feiras literárias importantes, como o Salão do Livro de Paris e a Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil da Bolonha (Itália).

Os autores acreditam que uma das formas de se combater certos medos, é enfrentando-os. “Lidar com medo é importante, pois quando falamos de medo também falamos de coragem e superação. Ter coragem é diferente de não ter medo. Ter coragem é ter força para derrotar o que nos amedronta”, finaliza Campos. Para adquirir o livro, basta entrar no site das maiores livrarias do País – ou acessar diretamente o site da editora: www.mardeideias.com.br.



Deixe o seu comentário