Porto Velho/RO, 19 Março 2024 12:00:20
Diário da Amazônia

Titular da Seas faz visita a municípios

A primeira etapa de visitação foi feita na região do Cone Sul com visitação a entidades.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 28/03/2017 às 05h35min | Atualizado 28/03/2017 às 14h22min

Visita de Hérika Fonteneli (c) com o deputado Airton Gurgacz e diretoria da AAO

Conhecer e propor suporte para as secretarias municipais de assistências sociais e para entidades assistenciais que necessitam do apoio do governo do Estado foi um dos objetivos da visita da titular da secretaria estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Hérika Lima Fonteneli, na última semana ao Cone Sul rondoniense. Segundo ela, esse trabalho terá continuidade nos próximos dias, e ao seu final, um relatório será apresentado ao governador Confúcio Moura.

Hérika disse que esteve em todos os municípios do Cone Sul, especialmente para conhecer a demanda socioassistencial e suas dificuldades, já que a maioria está com novos prefeitos e novos gestores nessa área. Nessa primeira etapa a secretária se reuniu com prefeitos, secretários e presidentes de entidades, visitando e conhecendo as secretarias e instituições sociais cadastradas ao município. Em uma avaliação rápida, a secretária disse ter sido positiva, especialmente, pela aceitação por parte dos municípios visitados, e mais ainda, observar a estrutura apresentada funcionando. “A nossa estrutura é melhor que o apresentado em outros Estados brasileiros. Aqui somos bem mais articulados e organizados”, garantiu.

A secretária ainda lembrou que atualmente a Assistência Social de Rondônia está intersetorializada, se interligando com outras áreas como a Saúde, Educação, Cultura e Lazer, em decorrência do trabalho ser desenvolvido com todo o núcleo familiar. Agora, o Estado está fortalecendo, ainda mais esse trabalho, através de capacitações, articulações e fomentando recursos através de projetos sociais.

Recursos 

Sobre recursos disponibilizados pela Seas direcionados para as entidades, Hérika alertou os presidentes das instituições a estarem devidamente regularizadas dentro do que recomenda à Lei Federal, em vigência, citando como exemplo certidões negativas em dia e prestar conta rigorosamente dos recursos recebidos. “Uma certidão que a entidade não consiga obter, já é suficiente para que a mesma fique impedida de receber nossos recursos”, alertou.

Escola de música 

Por sua rápida passagem por Ji-Paraná, retornando para a capital, a secretária foi convidada para conhecer a Escola de Música da Associação de Amigos da Orquestra – Projeto Orquestra em Ação. Acompanhada do deputado estadual Airton Gurgacz (PDT), Hérika Fonteneli disse ter ficado surpresa com a excelente estrutura oferecida aos seus professores e alunos. “Este é um trabalho que transforma a criança em grandes artistas, e que já levou o nome do nosso Estado de forma totalmente positiva ao programa mundialmente conhecido ‘Criança Esperança’, declarou. “São projeto como este que precisamos fortalecer e reconhecer como grande diferencial na vida do ser humano, como inclusão social”, afirmou. As duas próximas etapas da visitas acontecerão nas regiões da Zona da Mata e Central.



Deixe o seu comentário