Porto Velho/RO, 18 Março 2024 17:39:31
Diário da Amazônia

Toffoli quer responsabilizar a Lava Jato pela crise

O presidente do STF responsabilizou a Lava Jato e seus operadores, ou seja, a dupla Moro e Deltan pela falência nas empresas e o..

A- A+

Publicado: 17/12/2019 às 11h45min

O presidente do STF responsabilizou a Lava Jato e seus operadores, ou seja, a dupla Moro e Deltan pela falência nas empresas e o desinteresse em outras abrirem as portas gerando empregos. O ministro, percebendo que falava demais, tentou explicar a oratória; porém já era tarde.

1. O que disse Toffoli?

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro José Antônio Dias Toffoli, afirmou durante quase duas horas de entrevista, numa histórica mesa de madeira, oval, de 12 lugares, que “a Lava Jato destruiu empresas, o que jamais aconteceria nos Estados Unidos, por exemplo”.
Após a sua fala confusa e acusatória, o presidente do STF, tentou remendar o estrago causado com as seguintes palavras: “A Lava Jato foi muito importante, desvendou casos de corrupção, colocou pessoas na cadeia, colocou o Brasil numa outra dimensão do ponto de vista do combate à corrupção, não há dúvida. Mas destruiu empresas. Isso jamais aconteceria nos Estados Unidos. Jamais aconteceu na Alemanha. Nos Estados Unidos tem empresário com prisão perpétua, porque lá é possível, mas a empresa dele sobreviveu. A nossa legislação funcionou bem para a colaboração premiada da pessoa física. Mas a da pessoa jurídica não ficou clara. Então nós criamos um comitê interinstitucional para dar uma solução para esse problema. Muitas vezes o Judiciário pode ter essa função extrajudicial. Pela respeitabilidade, pode ser um árbitro para proposições e solução de problemas.

2. A importância da Lava Jato foi reconhecida internacionalmente.

A lava jato foi o remédio que nossa democracia tomou pra se curar da corrupção que por tantos anos deu vantagens inescrupulosas aos participantes do esquema. Alguém sabe mensurar quantas empresas foram destruídas e quantos trabalhadores perderam seus empregos por se negarem a participar desses esquemas?
Baixa qualificação deste ministro fica evidenciada claramente em dois casos. O primeiro é este e o segundo é o julgamento do Coaf. Num caso o ministro beneficia Lula e no outro Bolsonaro. É um cínico. A quebra de empresas é resultado da corrupção e não dá Lava jato. É claro que a culpa da Lava jato é pelo interesse midiático. No caso Coaf, este ministro consegui paralisar um julgamento por quase um ano. A jovem ambientalista Greta ganhou o prêmio de personalidade do ano, que prêmio merece o Toffoli?

3. A acusação de Toffoli é descabida.

Deltan!!…Você passou em um concurso dificílimo.Por isso entende e sabe o q fala. Argumenta muito bem seu ponto de vista. Sempre embasado nas leis existentes.Não em invencionices … Deltan merecia ser ungidono STF.
Marcelo Odebrecht em entrevista a Folha disse que o BNDS financiava projetos de países que contratavam serviços da Odebrecht. A condição para emprestar o dinheiro era a de que todos os insumos fossem produzidos no Brasil, o que gerava uma cadeia produtiva aqui dentro. Segundo ele, esta prática é normal nos Estados Unidos e Europa. Isso torna mais fácil de entender porque entre 2003 e 2013 os governos petistas geraram 20 milhões de empregos. Hoje com as nossas empreiteiras quebradas, se o país quiser construir plataformas de petróleo, por exemplo, os empregados serão gerados lá fora. Mas convenceram grande parte do nosso povo, que é coisa de comunista e se continuássemos daquele jeito iríamos acabar igual a Venezuela. Deu no que estamos vendo aí.
Integrante da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o procurador Roberson Pozzobon também saiu em defesa das investigações. “A Lava Jato não ‘destruiu’ empresa nenhuma. Descobriu graves ilícitos praticados por empresas e as responsabilizou, nos termos da lei.” UOL Roberson, volta pro primário! Graves ilícitos são sempre praticados por pessoas físicas, no caso empresários corruptos, jamais por empresas, já que são entes abstratos. Se essas empresas foram responsabilizadas nos termos da lei, então a lei é completamente torta e injusta, já que responsabiliza inocentes e livra os verdadeiros culpados. Além disso você é incoerente. Primeiro disse que a Lava Jato não destruiu empresa nenhuma e em seguida diz que as responsabilizou, o que na prática significa levá-las às portas da falência.

4. O que esperar de Toffoli?

QUERIAM O QUE? DIAS TOFFOLI FOI INDICADO POR AQUELE CONDENADO EM TRÊS INSTÂNCIAS, MESMO TENDO SIDO REPROVADO 2 VEZES EM CONCURSO PARA JUIZ DE COMARCA!!! ALIÁS, ELE TAMBÉM FOI ADVOGADO DAQUELA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA TRAVESTIDA DE PARTIDO POLÍTICO. OBVIAMENTE, USARÁ OS MESMOS “DISCURSOS” DOS SEUS PARES, QUE CRIMINALIZAM A LAVA-JATO E E DEFENDEM O “QUANTO PIOR, MELHOR”!!! HAJA VISTA, QUE FOI O VOTO MINERVA QUE ABRIU AS PORTAS DAS CADEIAS DESTA NAÇÃO, FAZENDO A ALEGRIA DA BANDIDAGEM E DEIXANDO O CIDADÃO ESTARRECIDO. O MAIS ASSUSTADOR É QUE ELE AINDA TEM 52 ANOS E VAMOS TER QUE ATURAR ISSO POR MAIS UNS 30 ANOS! ESTE É, SEM DÚVIDA, O PIOR PRESIDENTE QUE A SUPREMA CORTE JÁ TEVE!!!



Deixe o seu comentário