Porto Velho/RO, 21 Março 2024 17:37:13
ESPORTE

Torneio de Xadrez reúne mais de 20 alunos

Alunos de quatro escolas estaduais de Cacoal, participaram do evento esportivo.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 01/09/2017 às 05h20min | Atualizado 31/08/2017 às 18h18min

O xadrez é uma importante ferramenta à autoestima dos enxadristas

Encerrando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na última segunda-feira (28), a Escola Estadual Carlos Gomes, em Cacoal, organizou o 2º Torneio Especial de Xadrez, no período matutino.

Cerca de 20 alunos, de quatro escolas estaduais de Cacoal, participaram do Torneio que foi dividido em dois grupos, conforme o grau de comprometimento intelectual dos alunos/competidores.

De acordo com o professor de Xadrez Rogério Kester, o objetivo geral do torneio é valorizar as potencialidades da pessoa com deficiência, visando que a mesma obtenha maior autoestima em suas produções.

“Assim, o xadrez é algo muito importante, pois a atividade permite que os alunos adquiram autoconfiança no desenvolvimento de suas ações, bem como desenvolvem diversas habilidades necessárias à vida escolar”, ressaltou o professor da escola Carlos Gomes.

O xadrez, entre outras coisas, permite aos alunos melhorar a concentração, desenvolver o raciocínio lógico-matemático, conscientizar-se sobre os direitos e o cumprimento de seus deveres, além de criar um ambiente de respeito, harmonia e disciplina.

Para o próximo ano, a escola Carlos Gomes e a Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal pretendem expandir ainda mais a disputa. A expectativa é que mais escolas participem e a prática do xadrez se torne uma aliada ainda mais forte dentro do AEE – Atendimento Educacional Especializado, voltado aos alunos com dificuldades intelectuais e múltiplas.



Deixe o seu comentário