Porto Velho/RO, 21 Março 2024 14:33:49
RONDÔNIA

Transporte de grãos em Porto Velho está comprometido em 50%

O transporte de grãos pelo rio Madeira em Porto Velho está comprometido em decorrência do período de vazante. De acordo com a Defesa..

A- A+

Publicado: 04/09/2018 às 10h26min | Atualizado 04/09/2018 às 17h41min

O nível do Rio Madeira encontra-se abaixo de cinco metros, considerando ainda vulnerável (Foto: roni Carvalho – Diário da Amazônia)

O transporte de grãos pelo rio Madeira em Porto Velho está comprometido em decorrência do período de vazante. De acordo com a Defesa Civil de Porto Velho, as cargas já foram reduzidas em 50% para garantir a navegação no rio Madeira. Segundo o coordenador Marcelo Santos, o nível do rio Madeira chegou a 3,66 metros, o mais baixo deste ano. Mas ocorreu uma precipitação de chuva na Bacia Amazônica Boliviana, na cabeceira do rio Beni, causada pelo fenômeno climático El Niño que provocou repiquetes. Atualmente o nível do rio está marcando 4,93 metros.

“Com os repiquetes, o rio Madeira subiu para 4,33 metros, facilitando um pouco a questão dessa vazante no rio Madeira, mas ainda encontra-se em vulnerabilidade porque está abaixo de 5 metros, e o rio Madeira abaixo dos 5 metros fica vulnerável”, explicou o coordenador da Defesa Civil.

A Delegacia Fluvial já proibiu, desde o dia 5 de agosto, a navegação durante a noite, e as recomendações, tanto da delegacia fluvial quanto da Defesa Civil deverão ser seguidas por todos que utilizam as navegações de pequeno e grande porte no rio Madeira. Bancos de areia e pedras estão surgindo no rio Madeira e deixando vulnerável a navegação, principalmente à noite.

A Defesa Civil está fazendo um trabalho de monitoramento do rio Madeira. “Estamos sinalizando as áreas de desbarrancamento e estamos também tanto no alto, médio e baixo Madeira com nossas equipes de monitoramento, nesse período de estiagem”, contou Marcelo.

Até o momento não foi proibido totalmente a pesca no rio Madeira, mas a orientação da Defesa Civil é que nas margens onde são suscetivos a desbarrancamento, as pessoas devem utilizar coletes salva-vidas por causa dos riscos nesses lugares. Além desses perigos, tempestades, vendavais, ventos fortes atipicamente estão acontecendo nesse período e as margens dos barrancos se tornam mais vulneráveis. “Previsão de chuvas, pancadas de chuvas na nossa região, na nossa bacia amazônica acontecerão nos próximos dias. Ventos fortes acima da média e requer a total atenção da navegação no Rio Madeira”, informou Marcelo Santos.



Deixe o seu comentário