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Diário da Amazônia

Transporte Rodoviário aposta em conectividade e eletricidade

Na Fenatran 2019 as indústrias mostram as novidades do mercado de veículos pesados

Por Solano Ferreira Enviado Especial
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Publicado: 14/10/2019 às 10h23min

 

 

Durante esta semana as principais marcas de caminhões de cargas estarão mostrando as tendências e novidades do mercado, na Fenatran 2019 – 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, que acontece no São Paulo ExpoExhibition&Convention Center, de 14 a 18 de outubro, em São Paulo (SP). O segmento caminha para um sistema mecânico mais econômico, conectado e com redução de emissões de gases poluentes.

Os transportes rodoviários são responsáveis por 18% das emissões de gases de efeito estufa e os fabricantes estão preocupados com a sustentabilidade e projetam modelos que utilizam energias limpas como gás e eletricidade. O setor também busca integrar seus caminhões na tendência de disruptura industrial com maior conectividade, mais eletrificados e mais autônomos.

O que as principais marcas mostram na Fenatran

A Volkswagem mostra como novidade, a produção dos caminhões e-Delivery de 11 e 14 toneladas a partir do próximo ano. Com o e-Consórcio, a VW Caminhões e Ônibus é a primeira do mundo a prever desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos caminhões elétricos, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira integrada e facilitando o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.

A Scania foca em economia de combustível com registro de até 12% do consumo. As novidades da marca são dois pesados mais sustentáveis, um movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano e outro 100% a gás natural liquefeito (GNL) e/ou biometano.

Já a Volvo destaca a série especial do FH com um modelo comemorativo pelos 40 anos da empresa no Brasil; nova linha de caminhões com economia de até 10%de consumo de combustível; motores com mais torque e potência; e o caminhão mais rápido do mundo (Iron Knight).

A FTP Industrial apresenta um sistema que dispensa o uso de EGR (Recirculação de Gases de Escape), com maior desempenho e robustez, e combustão otimizada proporcionando redução nas emissões de até 98%, além de comprovada economia de operação. Outra novidade da indústria é o Cursor X (motor do futuro) com o conceito de fonte de energia 4.0 com construção modular pode ser abastecido por novos combustíveis, para variadas aplicações e veículo, como um motor de uso universal.



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