Porto Velho/RO, 28 Março 2024 18:17:29
RONDÔNIA

Tumulto e longa fila na sede dos Cras

Cadastro é o primeiro passo para ingressar na lista de espera da casa própria.

Por Ariadny Medeiros Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 01/09/2016 às 05h00min | Atualizado 31/08/2016 às 19h08min

Uma longa fila se formou nas primeiras horas de ontem na Emater,  local onde está acontecendo o cadastramento

Uma longa fila se formou nas primeiras horas de ontem na Emater, local onde está acontecendo o cadastramento

Houve tumulto e muita fila ontem pela manhã, em frente a sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), onde a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) prestava atendimento para realização do Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. Diversas pessoas passaram a noite aguardando no local e muitas delas tentam há dias fazer o cadastramento.

O CadÚnico é feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que possui 5 pontos de atendimento na capital: 3 na zona Leste, 1 na zona Sul e 1 no Centro. Devido a grande demanda após início do cadastramento no programa Minha Casa, Minha Vida, o Cras abriu novo ponto provisório na sede da Emater, com capacidade para atender 150 pessoas por dia. Para aderir aos programas sociais do Governo Federal é preciso ter o CadÚnico atualizado. “É a porta de entrada para os programas do governo, dá direito a muitas coisas como o acesso ao Bolsa Família e muitos outros”, afirmou Neila Senna, coordenadora da rede de proteção básica da Semas.

Segundo ela, através de decreto o Governo Federal inclui o CadÚnico para inscrição no programa Minha Casa Minha Vida, e que o sistema não aceita e bloqueia o cadastramento caso não apareça o CadÚnico. “Todos os cidadãos com mais de 18 anos podem ter este cadastro. O problema é que o povo brasileiro deixa sempre para a última hora”, relatou. A coordenadora ainda afirmou que o edital com a documentação exigida para o programa da casa própria foi divulgado com antecedência. “Para facilitar nós pedimos à Emater que disponibilizasse este espaço para ter mais conforto para população e as pessoas resolveram vir para cá e os nossos Cras também estão atendendo”, informou.

 



Deixe o seu comentário