Porto Velho/RO, 24 Março 2024 19:38:25
Diário da Amazônia

UBS apresenta resultados funcionais

UBS Nova Londrina se destaca pelo seu atendimento à população e resultados.

Por Bruno Abrances Brandão Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 05/06/2017 às 05h10min

A Unidade Básica do Distrito de Nova Londrina tem suas funções operacionais em dia

Para oferecer melhor comodidade, por causa do aumento no fluxo de pessoas que buscavam atendimento nos hospitais do município de Ji-Paraná, a prefeitura iniciou um trabalho de reestruturação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Essa preocupação e investimento chegaram até o Distrito de Nova Londrina, onde houve uma ampliação nos serviços ofertados à população na UBS local, que oferece um suporte estratégico para mais de três mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Criada em 1987, era um local simples e ofereceria Pronto-Atendimento, ou seja, era uma espécie de hospital especializado em casos não emergenciais e possuía um laboratório para a realização de exames. À época, o local também possuía leitos e fazia internações, quando necessário. Mas, no ano de 2004 ela passou de Pronto-Atendimento para UBS não podendo assim comportar leitos e internações, comentou a enfermeira e funcionária mais antiga Lucineide Costa.

Segundo o portal da prefeitura de Ji-Paraná, atualmente existem 23 UBSs no Município. “Devido ao aumento do fluxo de pessoas nos hospitais públicos da cidade, era preciso ter uma maior preocupação na reestruturação dessas UBSs para reduzir a concentração de pacientes e, assim, não sobrecarregar os hospitais com atendimentos de menor complexidade”, justificou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), médico Abrahim Chamma, durante entrevista à imprensa, no ano de 2010.

A UBS Nova Londrina foi totalmente renovada e ampliada. Novas salas foram construídas e climatizadas e proporcionaram aos funcionários, médicos e pacientes um maior conforto, com investimentos na compra de equipamentos, revisões das instalações hidráulicas e elétricas, entre outros benefícios. “Com essa expansão da Unidade Básica de Saúde foi possível a criação de um consultório dentário que oferece tratamentos gratuitos à população”, informou a direção da UBS. Na ocasião, foram aplicados R$ 300 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Maurão de Carvalho.

“Com essa expansão, hoje, a estrutura oferece o pré-natal às grávidas evitando o deslocamento até a sede do Município. Foi criada, estrategicamente, uma equipe de agentes de saúde para visitar as casas do distrito periodicamente. Além disso, equipes especializadas em fisioterapia se deslocam para tratamentos com idosos e vítimas de acidentes que perderam os movimentos de alguma parte do corpo, além da visita de uma equipe de médicos e enfermeiros na área rural, ou seja, na residência de doentes com impedimentos de ir à UBS para acompanhamento médico”, contou o diretor da Unidade Sebastião Sabá.

Mais Médicos

Através do programa “Mais Médicos”, criado pelo Governo Federal em julho de 2013, para cobrir todas as áreas do interior e de periferias do Brasil, os médicos cubanos também fizeram e fazem atendimentos na UBS de Nova Londrina.

Quando perguntada sobre a chegada dos médicos “de fora” para os atendimentos a moradora, Márcia Gallardo falou que “a chegada de médicos cubanos para suprir às necessidades aqui da UBS foi muito eficaz devido o menor tempo de atendimento, além do aumento do nível das consultas”.

Apesar de hoje a UBS não oferecer atendimentos emergenciais, diferente de outras UBS, a do Distrito de Nova Londrina oferece atendimento aos finais de semana e ainda conta com uma ambulância 24 horas disponível.



Deixe o seu comentário