Porto Velho/RO, 20 Março 2024 18:19:40
Diário da Amazônia

Unidade de saúde do distrito de Nazaré volta a funcionar

Desativada cerca de oito meses por ter sido um dos locais mais atingidos pela enchente do rio Madeira deste ano, a Unidade de Saúde da..

A- A+

Publicado: 06/11/2014 às 18h50min | Atualizado 18/04/2015 às 13h51min

Desativada cerca de oito meses por ter sido um dos locais mais atingidos pela enchente do rio Madeira deste ano, a Unidade de Saúde da Família de Nazaré voltou a funcionar depois de passar por uma ampla reforma realizada pela Semusa (Secretaria Municipal de Saúde). O prédio, que foi tomado pelas águas que invadiram as áreas mais baixas do distrito, recebeu pintura nova e a instalação das redes de energia elétrica e hidráulica tiveram que ser todas refeitas devido ao comprometimento, principalmente da fiação elétrica que ficou inutilizada. “Essa era uma das necessidades mais imediatas que tínhamos. A saúde é um serviço de importância fundamental e ficar sem ele, mesmo que temporariamente causa um transtorno muito grande para a população que necessita dele”, afirmou o administrador do distrito, Pedro Bastos.

Na Unidade de Saúde da Família de Nazaré, são realizados cerca de 200 atendimentos por mês e para o administrador, colocar a USF em funcionamento era um desafio que precisava ser superado para que a demanda da população voltasse a ser atendida como antes.

No distrito, 430 famílias foram atingidas pela enchente histórica do rio Madeira e tiveram que abandonar tudo por causa da cheia, um trauma que, de acordo com Pedro Bastos, será difícil de ser superado por causa da extensão da tragédia provocada pelo fenômeno natural. (AI)



Deixe o seu comentário