Porto Velho/RO, 24 Março 2024 03:00:58
RONDÔNIA

UNIR disponibiliza ‘laboratório do brinquedo’ para crianças

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) disponibiliza para crianças de um (1) a oito (8) anos de idade, mediante agendamento..

Por Unir RO
A- A+

Publicado: 19/10/2018 às 18h27min

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) disponibiliza para crianças de um (1) a oito (8) anos de idade, mediante agendamento prévio, o Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade (Labrinteca), uma brinquedoteca que oferece um espaço de jogos, brinquedos e instrumentos para desenvolver a ludicidade da criança.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, na Sala 14 do Prédio dos Grupos de Pesquisas do NCH, no Campus de Porto Velho. O atendimento é realizado por bolsistas dos cursos de licenciatura da UNIR, sob a coordenação da professora doutora Juracy Machado Pacífico.

Sobre a Labrinteca

O espaço, inaugurado em fevereiro de 2018, é um Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade. Sua finalidade é auxiliar o processo formativo de discentes dos cursos de licenciaturas da UNIR, especialmente Pedagogia, Psicologia, Educação Física, Artes (Visuais, Teatro e Música), Letras (Estrangeiras e Literatura), Libras e Biblioteconomia. Não se trata de escola de Educação Infantil, mas de um espaço pedagógico necessário às escolas.

É um espaço para práticas de ensino e para o desenvolvimento de extensão e pesquisas sobre o brincar, o brinquedo e as brincadeiras na infância e na educação infantil.

O Labrinteca pretende contribuir com a formação de professoras e professores para atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental a partir da observação das crianças em atividades lúdicas; do estudo sobre o brinquedo, sua adequação e relevância para cada idade; da produção de brinquedos; da análise crítica sobre os condicionantes econômicos, sociais e culturais que perpassam a infância, o brincar, as brincadeiras e os brinquedos; à análise das relações étnicas, afetivas e de gênero que se explicitam nas relações estabelecidas entre a criança, os brinquedos e as brincadeiras.

Reservas

Para utilizar o espaço, as reservas devem ser feitas individualmente pelo responsável da criança, por meio do preenchimento do formulário eletrônicodisponível no site www.labrinteca.unir.br. As reservas são feitas às sextas-feiras e sábados e serão consideradas para a semana seguinte, respeitando o limite de no máximo 15 crianças por dia.

O link para acesso ao formulário e mais informações sobre a brinquedoteca da UNIR estão disponíveis em: http://www.labrinteca.unir.br/pagina/exibir/2833.

Acesse o formulário de reserva da Labrinteca diretamente no link: https://docs.google.com/forms/u/1/d/1S2kCW7pcSS0uT1s7g6gL2XEcqHW7wmZBlOVoHE4cn3A/edit?edit_requested=true.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2182-2108 (somente das 13h30 às 17h30) e pelo e-mail [email protected].



Deixe o seu comentário