Porto Velho/RO, 19 Março 2024 23:50:39
RONDÔNIA

Universidade Federal de Rondônia obtém nota 3 em avaliação do MEC

A Unir (Universidade Federal de Rondônia) obteve nota 3 no IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição), um indicador de..

A- A+

Publicado: 06/01/2015 às 02h10min | Atualizado 21/04/2015 às 05h31min

Resultado da avaliação do Ministério da Educação foi considerada boa pela universidade

Resultado da avaliação do Ministério da Educação foi considerada boa pela universidade

A Unir (Universidade Federal de Rondônia) obteve nota 3 no IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição), um indicador de qualidade do MEC (Ministério da Educação) que avalia as instituições de educação superior, numa escala que vai de 1 a 5. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável por calcular os indicadores de qualidade, os níveis iguais ou superiores a 3 indicam qualidade satisfatória, tanto para cursos quanto para instituições.

O IGC é construído com base na média ponderada das notas de todos os cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. A reitora da Unir, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho comemorou os resultados obtidos pela instituição. “Estamos conseguindo fechar o ano com resultados bastante positivos e isso me deixa muito feliz porque significa que estamos retomando a governabilidade da nossa universidade e acertando os rumos da instituição”. A

reitora relembrou ainda as principais conquistas obtidas pela Unir em 2014, como a realização da Autoavaliação Institucional; a elaboração e aprovação do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) 2014-2018, e o consequente recredenciamento da Universidade; e o progresso dos conselhos universitários que estão todos constituídos e atuantes. Além do IGC das instituições, o Inep digulgou também o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que é calculado com base na avaliação de desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura da instituição e organização didático-pedagógica, e a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que compõe o CPC.

Licenciatura

O curso de licenciatura em História do campus de Porto Velho da Unir obteve nota final 3 no CPC, durante a última visita de avaliação in loco realizada pelo MEC, nos dias 11 e 12 de dezembro, referente ao processo de renovação de reconhecimento do curso. A renovação de reconhecimento é realizada de acordo com o ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), calculando-se, a cada três anos, o CPC, que vai de 1 a 5. O CPC é o conceito resultante da avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, dados do Censo da Educação Superior e demais insumos.

Cursos com conceito 3 são aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem. O curso de licenciatura em História, que já havia obtido o conceito 3 em avaliação de renovação de reconhecimento, durante visita ocorrida em agosto deste ano, manteve o bom desempenho na avaliação do Inep. (AI)



Deixe o seu comentário