Porto Velho/RO, 20 Março 2024 11:24:25
Diário da Amazônia

Usuário da Uber vai poder ligar para a polícia pelo app

  Tornar a experiência de passageiros da Uber mais segura tem sido um grande desafio para a empresa. Denúncias envolvendo má..

A- A+

Publicado: 26/07/2018 às 10h30min

 

Tornar a experiência de passageiros da Uber mais segura tem sido um grande desafio para a empresa. Denúncias envolvendo má conduta dos motoristas, assédio e assaltos são alguns dos exemplos mais polêmicos.

Em uma estratégia para tentar resolver (ou pelo menos amenizar) problemas assim, a empresa acaba de anunciar que os brasileiros terão mais opções de segurança dentro do serviço. A ferramenta já funciona nos EUA, no Canadá e no México.

A partir desta quinta-feira (26), o aplicativo passa a oferecer no Brasil uma espécie de botão que promete tornar mais fácil para o usuário compartilhar a viagem com amigos, entrar em contato direto com a polícia ou acessar a central da Uber. A previsão da empresa é de que todos os brasileiros terão acesso à novidade até a próxima quinta-feira (2).

Segundo Sachin Kansal, diretor de produto global da Uber, a demanda surgiu a partir de entrevistas e grupos focais com quem usa o aplicativo. “Segurança é fundamental para a Uber, e queríamos tornar isso mais acessível e útil para os usuários”, disse o executivo durante uma conferência com jornalistas realizada nesta quarta-feira (25) para apresentar a nova função.

O diretor disse ainda que nos próximos meses será a vez dos motoristas cadastrados terem acesso a novas ferramentas de segurança no Brasil.

É importante lembrar que serviços de transporte como o da Uber têm atraído um público cada vez maior no Brasil. Em fevereiro deste ano, a Uber registrou 1 bilhão de viagens feitas em terras brasileiras.

As opções de segurança vão funcionar dentro de um botão (símbolo de um escudo) que ficará disponível sempre que você solicitar uma viagem e o motorista aceitar. O ícone ficará sobre o mapa do trajeto, logo acima dos dados do carro, e dará acesso a três opções:

Contatos de confiança

O recurso de compartilhar a localização durante a viagem com alguém de confiança já existia. Mas agora é possível cadastrar até cinco contatos para informar o trajeto em tempo real.

“Os usuários nos disseram que era custoso ir aos contatos toda hora para compartilhar o trajeto. Então decidimos deixar isso mais fácil”, disse o executivo.

Além da lista de favoritos, será possível programar um lembrete e facilitar o compartilhamento da viagem para determinado amigo ou familiar.

Ligar para a Polícia

O recurso parece ser o mais interessante para alguma situação de emergência ou risco. No entanto, precisa ser usada com responsabilidade pelos usuários.

Ao acionar o botão, o sistema mostrará os dados do carro, do motorista e a sua localização exata. Isso é importante para agilizar o primeiro contato com as autoridades. Em seguida, será possível fazer uma chamada para a polícia (pelo número 190) a partir do aplicativo.

O botão não permite que você compartilhe a sua localização diretamente com as autoridades, já que a polícia brasileira não possui sistema para processar esse tipo de informação. Para o executivo, porém, isso não é um problema. “O nosso trabalho é providenciar a conexão entre o usuário e a polícia, e isso será feito”, diz.

Central de Segurança

O botão inclui uma forma do usuário entrar em contato com a empresa mais facilmente.

Ao selecionar, é possível ter acesso a informações como central de atendimento (24h por dia), detalhes sobre seguro para acidentes pessoais, código de conduta da comunidade Uber, checagem de antecedentes criminais de motoristas e dicas gerais de segurança.

 



Deixe o seu comentário