Porto Velho/RO, 21 Março 2024 14:25:53
Diário da Amazônia

Venda de peixes deve ter aumento de até 40%, em Ji-Paraná

A expectativa é que a venda de peixes esse ano ultrapasse quatro toneladas, em Ji-Paraná.

Por J. NOGUEIRA
A- A+

Publicado: 19/04/2019 às 07h15min | Atualizado 19/04/2019 às 09h47min

A venda de peixes, em Ji-Paraná, no período da Semana Santa deve registrar um aumento considerável pelo comércio local. Essa foi a projeção feita por alguns pescadores da Colônia de Pescadores Z-9 e por comerciantes do município há pelo menos duas semanas. Mesmo com o ponto facultativo, decretado pela prefeitura nesta quinta-feira, todos esperam que o tradicional hábito brasileiro tenha sequência. Ainda na Sexta-Feira Santa, muitos pontos de vendas poderão ser encontrados em várias partes da cidade.

Tradicionalmente, no período da Semana Santa, há um aumento na procura pelo pescado. – Foto: Divulgação

Um dos pescadores confiantes foi José Bianch que, expõe seus peixes no Feirão do Produtor. Somente ele, disponibiliza mais de 1,5 mil quilos de peixe diversos para ser comercializado. Segundo ele, a expectativa há duas semanas era que as vendas possam alcançar até 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo Bianch, Tambaqui, Bagre, Pacu, Jatuarana, Pescada, Jundiá, Pintado e Tilápia estão entre os mais procurados.

Na última semana o comerciário Sebastião Edson Silvia decidiu antecipar e garantir o peixe para as refeições da família. “Decidi porque neste período, o movimento no Feirão e também nos supermercados aumenta bastante e, muitas das vezes a gente acaba não encontrando o que procuramos”, disse.

Segundo a tradição, especialmente, a católica, nesse período as pessoas devem evitar quaisquer outros prazeres. Na liturgia, a Via Sacra é encenada, revivendo-se os 14 momentos da Paixão de Cristo. Celebrando a ressurreição e a promessa da remissão dos pecados e da vida eterna. Também, na liturgia cristã, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua crucificação.

A tradição, de comer peixes, mesmo ainda seguida por muitos católicos, deixou de ser uma obrigação da igreja, e tornou hábito na vida de muitos brasileiros, por ser o peixe essencial para a nossa alimentação confiável. Segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z-9, Manuel Batista Dantas, a expectativa é que as vendas de peixes este ano ultrapasse quatro toneladas.



Deixe o seu comentário