Porto Velho/RO, 22 Março 2024 08:59:40
RONDÔNIA

Via Campesina discute reivindicações

Durante a manhã da última quinta-feira (12), representantes da Via Campesina (MST, MPA, MAB) participaram de audiência com o..

A- A+

Publicado: 14/03/2015 às 04h30min | Atualizado 28/04/2015 às 16h07min

Encontro não constava na agenda do governador, o que motivou os presentes à manifestação em frente ao Palácio

Encontro não constava na agenda do governador, o que motivou os presentes à manifestação em frente ao Palácio

Durante a manhã da última quinta-feira (12), representantes da Via Campesina (MST, MPA, MAB) participaram de audiência com o vice-governador Daniel Pereira e outras autoridades no auditório do Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho. Eles apresentaram uma pauta de reivindicações na área da saúde e educação, mas com desdobramentos para várias outras secretarias e órgãos públicos, como Universidade Federal de Rondônia, Procuradoria Geral da República, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). Com relação à saúde, eles solicitaram a criação de centros especializados em cidades-polos, garantia de medicação básica em todos os municípios, garantia de controle do surto de mosquitos em comunidades próximas a barragens e lagos e a elaboração de uma campanha sobre os perigos dos agrotóxicos.

Sobre as reivindicações, o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel, esclareceu que muitas dessas solicitações dizem respeito aos municípios, mas reconheceu a carência de médicos em algumas especialidades e disse que se trata de “um problema nacional – como ortopedistas, ginecologistas, pediatras e nefrologistas”. Ele salientou o empenho do governo do Estado em instalar o Hospital Escola do Hospital de Base, que irá garantir médicos em várias especialidades, bem como o empenho do governo em regionalizar a saúde, “tirando o acúmulo de atendimentos dos hospitais em Porto Velho”.

O promotor-geral da República, Rafael Bevilaqua, promoveu a ideia da aquisição conjunta de medicamentos para os pequenos municípios, facilitando o acesso a compras a preços reduzidos. No entanto, Pimentel frisou que o Estado tem comprado a cesta básica de medicamentos, através de atas de preços diretamente de laboratórios públicos, o que garante menor preço. O secretário de Saúde disse que está em estudo uma licitação “guarda-chuva” para atender aos pequenos municípios, realizando compensações.

O vice-governador esteve na reunião com manifestantes

O vice-governador esteve na reunião com manifestantes

A ata do evento foi assinada no término das discussões

A ata do evento foi assinada no término das discussões



Deixe o seu comentário