Porto Velho/RO, 23 Março 2024 19:12:23
PLANTÃO DE POLÍCIA

Vida de Rondon é retratada em exposição ambientada na floresta

Exposição retrata um pouco do ambiente vivido por Rondon O intermitente canto do grilo na pequena réplica de floresta..

A- A+

Publicado: 07/05/2015 às 03h45min | Atualizado 07/05/2015 às 08h44min

c2-ESPOSIÇ. RONDON 05062015 IMG_3635 (15) copy

Exposição retrata um pouco do ambiente vivido por Rondon

O intermitente canto do grilo na pequena réplica de floresta traz para o ambiente do Shopping Porto Velho um pouco do ambiente encontrado e vivido pela Comissão Rondon nos sertões rondonienses do século passado.

Na trilha, o visitante encontra explicações a respeito dos seringais e vê filmes [em preto e branco] revelando o cotidiano dos expedicionários, festejos e até funerais indígenas bororo. Verdadeiro museu.

Um dos quadros fala de Alexander von Humboldt, o notável cientista alemão que se desdobrou em etnógrafo, antropólogo, geógrafo, mineralogista, botânico, vulcanólogo e humanista, o lançador das bases científicas da geografia, geologia, climatologia e oceanografia. Em suas andanças por milhares de quilômetros, mata, rios e morros adentro, Rondon incorporou um pouco de cada uma.

Quadros explicativos e uma barraca com aparelhos de radiocomunicação lembram que o marechal é o patrono da Arma de Comunicações do Exército

Na trilha, os visitantes encontram quadros e explicações

Na trilha, os visitantes encontram quadros e explicações

Brasileiro. Não há quem passe por ali e desvie o olhar sem antes procurar saber o que há nessa barraca. Um soldado pintado de dourado, vestido com o uniforme original usado pela tropa de Rondon, explica pacientemente essa parte da Exposição 150 anos de Rondon. Ali estão algumas peças que se juntaram ao velho telégrafo [inventado por Samuel Morse, em 1952] na história do desbravamento do oeste brasileiro, em diferentes períodos.

Os organizadores reservaram para as paredes do shopping gigantescos painéis, caracterizados por impecáveis letreiros e assimilável impressão. Bastam dois minutos para o visitante ler e memorizar em cada painel o Rondon indigenista, cientista, militar, sobretudo humanista, o Marechal da Paz.

Você está novamente convidado a conhecer a exposição com a saga do marechal e de seus homens, cujo desempenho foi além dos 372 quilômetros de linhas telegráficas. Eles também proporcionaram a Rondônia o direito à integração nacional, a partir da construção da sua principal rodovia, a BR-364 [ex-BR-29].
A exposição foi solenemente inaugurada neste 5 de maio, Dia Nacional das Comunicações, data escolhida em homenagem ao nascimento de Rondon. Marque presença e descubra a história. (DECOM/RO)

The post Vida de Rondon é retratada em exposição ambientada na floresta appeared first on Portal SGC.



Deixe o seu comentário