Porto Velho/RO, 27 Março 2024 02:37:02
Diário da Amazônia

Vigilância alerta pais para a multivacinação

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Cacoal confirma que há baixa procura.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/09/2017 às 05h25min

A campanha de multivacinação em Cacoal seguirá durante toda a semana e na próxima

Com o objetivo de atualizar os cartões de vacina das crianças e adolescentes menores de 15 anos, a Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal, está realizando a campanha de multivacinação, do dia 11 a 22 de setembro. No sábado (16) será o ‘Dia D’ da campanha, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas. Campanha também é realizada em todo o Brasil.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Ivani Gromann, a procura pelas vacinas ainda está baixa. A expectativa é que todas as crianças e adolescentes compareçam até uma (UBS) para atualizarem os cartões.

“O objetivo dessa campanha é fazer a observação nos cartões da cada criança e adolescente, para ver se falta alguma vacina”, explicou Ivani.

A campanha em Cacoal seguirá durante toda a semana e na próxima. “Nesse sábado, 16, nós atenderemos em todas as UBSs e também nas igrejas do bairro Teixeirão e Arco-Íris e pedimos para que todos os pais levem seus filhos para atualizar o cartão. Lembrando que é necessária a apresentação do cartão de vacina, pois sem esse documento não é possível saber qual vacina está faltando”, alertou Ivani.

Segundo Ivani é importante que os pais levem os filhos durante a campanha, para que essa atualização seja feita. “É muito importante essa atualização, pois às vezes acontece um surto de alguma doença e os pais acabam achando que o filho está imunizado. Então vamos encarar esse dia, essa campanha como um chek-up da saúde”, disse.

Ivani destaca que a vacina da meningo c e HPV para adolescentes a cobertura está baixa, assim como as vacinas para crianças com idade acima de um ano.

“Percebemos que os pais se preocupam com vacinas para crianças menores de um ano, quando passa de um ano e meio acabam não olhando. Pedimos que os pais ou responsáveis, deem uma atenção especial nos cartões essa semana”, pediu.

A vacinação está sendo oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde e no bairro Teixeirão na Igreja Assembleia e Arco Iris na igreja católica, no dia 16 de setembro.



Deixe o seu comentário