Porto Velho/RO, 25 Março 2024 10:28:54
Diário da Amazônia

Vilhena poderá ter mais vereadores

Segundo cálculos de assessores, município já comporta 17 vereadores.

Por Rômulo Azevedo Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/09/2015 às 07h05min

A proposta apresentada na Câmara  Municipal  é de que passe de 10 para 13 vereadores no município  Rômulo Azevedo/Diário da Amazônia

A proposta apresentada na Câmara  Municipal  é de que passe de 10 para 13 vereadores no município  Rômulo Azevedo/Diário da Amazônia

A Câmara de Vereadores de Vilhena aprovou na última terça-feira, em primeiro turno, o projeto de lei que visa o aumento do número de vereadores na Casa a partir da próxima legislatura.

Segundo cálculos de assessores parlamentares, Vilhena é um município que já pode ter 17 vereadores, porém o consenso dos pares é que de aumente apenas para três, passando então de dez para treze parlamentares.

Segundo o vereador Júnior Donadon (PMDB), presidente da Casa, a ideia é aumentar a representatividade da população dentro da Câmara de Vereadores, tendo em vista o fato de que o município se desenvolveu e consequentemente teve aumento populacional.

A proposta foi muito bem aceita no parlamento, e na votação do primeiro turno todos os vereadores foram a favor, exceto o democrata José Garcia. O projeto segue agora para a segunda fase de avaliação, a qual acontecerá na próxima terça-feira, (15).
A equipe de reportagem do Diário da Amazônia conversou com alguns vereadores, e a maioria deles está disposta a aprovar a proposta. Segundo a vereadora Maria da Farmácia (PDT), o aumento pode trazer mais opiniões sobre os assuntos debatidos na Casa. “Eu acredito que com mais vereadores, teremos mais representatividade, e melhores debates sobre os projetos que passam pela Casa”, avaliou.

A equipe de reportagem do Diário da Amazônia tentou contato com o vereador Garcia para saber os motivos que o levaram a ser contra o projeto. Porém, até o fechamento desta edição ele não havia retornado às ligações.

O projeto que prevê o aumento do número de vereadores vem gerando muita discussão. Algumas pessoas acreditam que a quantidade de parlamentares interfere no repasse feito pelo Poder Executivo ao Legislativo. Entretanto, o presidente da Casa de Leis foi enfático ao garantir que o repasse continua o mesmo, e haverá apenas mudanças no organograma Legislativo. O município de Vilhena já teve 13 vereadores no final da década de 1980.

OPOSTO

Ao passo em que o maior município do Cone Sul tenta aumentar o número de parlamentares, a cidade de Colorado pode sofrer uma redução. O vereador Jânio Saraiva (PTB) apresentou projeto de lei que visa cortar três cadeiras do Legislativo coloradense. Segundo ele, a cidade tem cerca de 18 mil habitantes e 11 vereadores, o que considera um absurdo. “Colorado não precisa de tantos vereadores. Recebi algumas propostas da população nesse sentido e depois de muita pesquisa resolvi colocar em prática”, explicou o parlamentar.

Jânio relatou que o projeto agradou os colegas de parlamento, que se mostraram favoráveis em aprová-lo. De acordo com os cálculos do vereador, a medida trará uma economia de pelo menos R$ 400 mil ao ano aos cofres públicos.

 



Deixe o seu comentário