Porto Velho/RO, 27 Março 2024 22:15:34
Diário da Amazônia

Alimentação: dicas para um corpo saudável durante o Carnaval

Antes, durante e depois do próximo feriadão, os foliões devem ficar atentos à alimentação para manterem a saúde em dia

Por Opovo.com
A- A+

Publicado: 06/02/2018 às 16h27min

Com o Carnaval chegando, é preciso ficar atento à alimentação para se manter saudável durante a folia. Como o calor da lotação pode acabar desidratando os foliões, ter sempre água em mãos é uma dica antiga, mas que nunca deve ser esquecida. Especialistas recomendam a ingestão de pelo menos dois litros do líquido por dia.
De acordo com a nutricionista Tamyres Ribeiro, um dos principais alertas é o excesso de gordura de alguns alimentos, que devem ser evitados. “Frituras, paneladas e afins são de difícil digestão. Isso pode gerar desconforto e até mesmo hipotensão – quando a pressão arterial fica abaixo do recomendado – naqueles que logo voltarão para ambientes agitados após se alimentarem”, conta.
A nutricionista separou algumas dicas para quem for curtir a folia, mas não quer correr riscos com a saúde. Confira.
Foco nas frutas
Frutas como melancia, laranjas, tangerina e kiwis, por serem aquosas, são boas para lanches rápidos, pois auxiliam na hidratação.
Hora do almoço
Para manter a alimentação equilibrada, é importante colocar bastante variedade no prato. “Carnes brancas, preferencialmente grelhadas, acompanhadas com saladas, leguminosas (feijão verde e ervilhas, por exemplo), junto de cereais (como arroz integral ou tubérculos), batata doce e macaxeira promovem uma alimentação balanceada para manter o pique, sem pesar no estômago”, explica Tamyres.
 
De olho no horário
Outra recomendação de Tamyres é evitar passar muito tempo sem se alimentar “fracionando as refeições”. A fome excessiva ocasiona um consumo maior de alimentos, o que pode gerar indigestão ao sair para as festas.
Alimentação nas ruas 
Na hora que a fome bater e estiver na rua, o folião deve procurar locais mais apropriados para comer e evitar ambulantes, pois os alimentos nem sempre estarão refrigerados adequadamente, deixando-os propícios a infecções. “Além disso, fazer as refeições principais em casa ou nas hospedagens são formas de se prevenir contra infecções. Esses cuidados são ainda mais importantes se estendidos para as crianças, pois são mais suscetíveis à esses problemas”, relata a nutricionista. Uma estratégia é levar barras de proteína ou oleaginosas para as festas.
 
Líquidos ideais
Tamyres conta que, apesar do público geral acreditar que todas as bebidas são hidratantes, a verdade não é essa. O ideal é focar em água mineral, de coco ou em sucos cítricos pouco adoçados. Outra dica são chás claros, como de cidreira, erva doce e limão. Já refrigerantes e energéticos facilitam a desidratação do corpo.


Deixe o seu comentário