Porto Velho/RO, 20 Março 2024 22:33:28
Diário da Amazônia

HB realiza cirurgia pioneira no Estado

Unidade de saúde foi a primeira da rede SUS a realizar uma prostatectomia.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 15/03/2017 às 07h15min | Atualizado 15/03/2017 às 16h09min

Hospital de Base Ary Pinheiro é referência na região Norte em tratamento de alta complexidade

O Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), referência no tratamento de alta complexidade em Rondônia – obteve, no início deste mês, mais uma marca importante: foi o primeiro hospital da rede gerida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar uma prostatectomia radical.

Trata-se de uma cirurgia de alta complexidade que tem como objetivo a remoção de parte ou toda a próstata. É realizada em casos de tumores (câncer de próstata) e quando a próstata se torna muito grande (hiperplasia benigna de próstata), a ponto de restringir o fluxo de urina através da uretra.

A cirurgia pioneira no SUS em Rondônia foi realizada por médicos do Departamento de Urologia do HB, em um paciente de 67 anos, do interior do Estado. Todo o procedimento cirúrgico bem como a recuperação foi coordenado pelo diretor do departamento, Cid Scarpa.

De acordo com Cid Scarpa, a cirurgia foi feita pelo método de videolaparoscopia, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva realizada com auxílio de uma endocâmera no abdômen. Para criar o espaço necessário para as “manobras” cirúrgicas e visualização adequada das vísceras abdominais, a cavidade peritonial é insuflada com gás carbônico, relata o urologista.

De acordo com o diretor do Departamento de Urologia do HB, este tipo de procedimento cirúrgico na próstata é realizada em pacientes comprovadamente com câncer inicial e visando sua cura. O procedimento demora de quatro a seis horas. A previsão de permanência no hospital é de, no máximo, três dias, onde se inicia a recuperação, explica Cid Scarpa.

No primeiro dia o local do corte pode incomodar pela presença da dor principalmente ao tossir, mas um bom analgésico, prescrito pelo urologista, resolve isso, acrescenta. De acordo com Scarpa, a sonda vesical (tubo no uretra) permanece no canal por até sete dias.

Na maioria dos casos, após sete dias, a ferida operatória está seca e os pontos já foram absorvidos ou retirados (quando usa-se o nylon). Este é o momento para retirada da sonda vesical. Esse procedimento é rápido, dura cerca de 15 segundos, causa um pouco de incômodo, não causa dor e normalmente existe um descontrole para segurar a urina, explica o urologista.

Cid Scarpa adianta que o Departamento de Urologia do HB trabalha com a expectativa de oferecer, em médio prazo, o serviço para o maior número possível de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam deste tipo de procedimento.



Deixe o seu comentário