Porto Velho/RO, 24 Março 2024 07:23:34
RONDÔNIA

Palestra orienta sobre intercâmbio

Responsável pela Embaixada dos EUA em Brasília veio a Porto Velho para informar os alunos.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 03/08/2017 às 06h35min

Antônio Agnone explicou como os estudantes devem agir

O Ifro campus Calama recebeu nesta semana o diplomata Antônio Agnone, responsável pela embaixada dos EUA em Brasília, que veio a Porto Velho para esclarecer as dúvidas dos alunos que pretendem estudar fora do Brasil. Devido ao grande número de brasileiros que mora nos EUA, o diplomata esteve em Porto Velho para elucidar questões importantes sobre como obter o visto americano, tendo em vista que a maioria dos estudantes pretende viajar pela primeira vez.

Antônio Agnone explicou quais as principais dificuldades e ainda alertou os jovens para que busquem o máximo de informações e para não confiarem em qualquer agência que ofereça o serviço. “Porto Velho faz parte do nosso distrito consular, e esta palestra é muito importante, pois muitos alunos do Estado estão viajando para estudar. Então estamos aqui hoje para ajudar estes alunos com o processo de ir aos Estados Unidos, porque existem as fraudes e alguns alunos desta região são prejudicados, por isso temos que falar sobre o processo real e como uma pessoa pode candidatar-se para tirar um visto de aluno”, disse o diplomata.

No ano de 2016 mais de um milhão de brasileiros viajaram para os EUA, os principais destinos são Miami, Nova Iorque e Boston. Para tanta demanda existem dois tipos de passaporte disponíveis o B1/B2, que é voltado para o turismo, e o F1/J1/M1 voltado para os estudantes de Intercâmbio. Os vistos de turismo são válidos por 10 anos, mas o período de permanência nos EUA é determinado pelo oficial da imigração na chegada ao país. Já o visto F1 é voltado para cursos de inglês, cursos universitários, mestrado, doutorado e pós-doutorado, pesquisas acadêmicas.

O J1 é para cursos universitários financiados por instituições governamentais, au pair, Summer work and travel, trainee e pesquisas acadêmicas. O M1 é voltado para programas vocacionais e cursos técnicos. O passaporte chega na residência do postulante, por meio do Sedex, em no máximo sete dias, e os vistos têm validade de dez anos. Para os alunos que foram aceitos pelas instituições americanas de ensino, a escola ou universidade enviará o documento, logo após é necessário preencher o formulário DS-160 em português no site: ceac.state.giv/genniv/, depois criar um login no site do CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), pelo endereço usvisa-info.com e fazer o pagamento da taxa de visto MRV no valor de 160 dólares.



Deixe o seu comentário