Porto Velho/RO, 24 Março 2024 17:09:14
RONDÔNIA

Sem proposta, greve na educação continua

Os professores aguardam proposta do governo para deliberar sobre fim do movimento.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/03/2018 às 08h26min

Professores, reunidos em assembleia geral, deliberaram pela continuidade da greve (Foto: Hosana Morais/G1)

A proposta do governo não foi apresentada aos profissionais da educação na assembleia que aconteceu na sede do Sintero na manhã de ontem e, por este motivo, a previsão é de que a greve dos professores deve continuar até amanhã (sexta-feira), quando uma nova assembleia deverá ser realizada. Para a nova reunião a Assembleia Legislativa decidiu convocar os secretários que compõem a Menp – Mesa Estadual de Negociação Permanente que ficarão encarregados para prestar explicações e apresentar a proposta.

Para a direção do Sintero, a manifestação dos professores se faz necessária para regulamentação da classe, tendo em vista que em dezembro do ano passado as reivindicações dos servidores foram protocoladas no Plano de Valorização dos Trabalhadores em Educação, além da valorização profissional e reajuste do salário. Os servidores solicitam a implantação efetiva do Plano Estadual de Educação instituído em 2015.

O cumprimento da decisão judicial que suspende a paralisação foi discutida em assembleia na última terça-feira (6), que esteve pautada sobre os esclarecimentos da liminar concedida na quinta-feira (1) pelo desembargador Oudivanil de Marins, do Tribunal de Justiça de Rondônia, determinando a suspensão da greve na rede estadual de educação, onde solicita o imediato retorno dos profissionais da educação às atividades nas escolas estaduais, sob a pena de aplicação de sanções previstas em lei.

Outro ponto abordado na liminar foi a não garantia de contingente mínimo para a realização das atividades escolares, considerando que a educação é um serviço público essencial e a greve só prejudica os alunos com o atraso do ano letivo.

Segundo a presidente do Sintero, Lionilda Simão, a manifestação deve continuar nos próximos dias, e que somente mediante a apresentação da proposta é que o movimento terá uma resolução. “Como a categoria ainda não recebeu nenhuma resposta do governo, estamos aguardando a próxima assembleia estadual que acontecerá na sexta-feira, mas continuaremos com a manifestação. A previsão é que seja apresentada uma proposta que valorize a categoria. Enquanto isso não acontece, a paralisação deve se estender até a segunda-feira, quando se espera uma resposta satisfatória por parte do governo”, disse Lionilda Simão.



Deixe o seu comentário