Porto Velho/RO, 27 Março 2024 22:59:40
Diário da Amazônia

Vereadores de Candeias na luta por um município melhor

A 25 quilômetros da capital, Candeias sofre as consequências das transições na prefeitura e Câmara.

Por Veronilda Lima
A- A+

Publicado: 07/05/2017 às 05h20min

Na redação do Diário, vereadores destacaram apoio do governo e de parlamentares

Trabalhando hoje para refletir no futuro com um município que ofereça condições mais dígnas aos quase 25 mil habitantes (24.719, segundo o Censo de 2016), destravando tudo que impossibilite o desenvolvimento, principalmente, socioeconômico. É o que estão fazendo os vereadores de Candeias do Jamari, numa ação conjunta com o prefeito Luiz Ikenohichi (DEM), que asumiu a prefeitura em 21 de março, após o assassinato do prefeito Francisco Vicente de Souza, o Chico Pernambuco (PSB).
Em visita ao Diário, os vereadores Edcarlos dos Santos (SD), presidente da Câmara Municpal; Professor Raimundo de Assis (PCdoB), primeiro secretário; Ozéias Millennium (PSDC), Lúcio Rojas (PDT), Lucivaldo Fabrício (PSDC) e Marcos da Hora (PMDB), explicaram que devido a esta transição, a população tem recorrido à Câmara Municipal para resolver as demandas.
Entre as ações realizadas nesses quatro meses, eles destacaram a aprovação do projeto para tirar o município do Cadastro de Inadimplentes (Cadin) com uma dívida de R$ 20 milhões e mais de sete restrições, o que levou o Executivo e Legislativo a firmarem o pacto pela harmonia, uma resposta às gestões anteriores marcadas por conflitos judiciais e sucessivas alternâncias na prefeitura e Câmara Municipal.

“Cada vereador tem buscado ajudar ao município individualmente ou em grupo, recorrendo ao governo Estadual, parlamentares estaduais e federais para garantir emendas”, disseram, citando o empenho do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), deputados federais Lindomar Garçon (PRB) e Marcos Rogério (DEM); e os estaduais Maurão de Carvalho, presidente da Assembleia Legislativa (PMDB); Airton Gurgacz (PDT), Cleiton Roque (PSB) e Anderson do Singeperon (PV).

Demandas apresentadas em audiência com o GOVERNADOR

A audiência pública realizada pelo governo Estadual foi outra iniciativa que os vereadores citaram como importante para Candeias do Jamari. Atendendo a pedido, o governador Confúcio Moura se deslocou até o município, a 25 quilômetros de Porto Velho, ocasião em que ouviu todas as demandas, determinando imediata solução, disponiblizando máquinas e equipes para todas as secretarias.

“Foram feitos limpeza, serviços de tapa-buracos, e o governador se comprometeu em ajudar a resolver outros dois gargalos do município, que são os transportes público e escolar, agilizando a licitação de 21 ônibus e adequação da empresa”.
Os vereadores agora reivindicam reforço na segurança pública e que sejam mantidos os serviços do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Publicos (DER) na área rural, distrito de Triunfo, Linha 45 e Assentamento Flor da Amazônia, além da conclusão da coleta de lixo e entulhos na cidade.

Junto às Superintedências Estaduais da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e de Políticas sobre Drogas (Sepoad), eles reivindicam reforma de quadras e ação de combate às drogas, enquanto a Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder) deverá entregar 1,2 mil títulos definitivos de imóveis urbanos pelo programa Título Já.

“São muitas necessidades na área da saúde que dependem da Comissão Permanente de Licitação (CPL), como materiais penço e dontológico, ambulância, reforma do posto de saúde, iluminação pública, entre outros”, observaram, ressaltando que apesar das dificuldades, “a Câmara continua comprometida com o município, voltada à população, sem distinção partidári.



Deixe o seu comentário