Porto Velho/RO, 29 Março 2024 21:10:31
Diário da Amazônia

5º BEC: 49 anos de serviços prestados

O estado de Rondônia é beneficiado com a presença do 5º Batalhão de Engenharia e Construção – o 5º BEC/RO-, principalmente..

Por Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 30/07/2014 às 14h12min

O 5º BEC  iniciou a agenda de comemorações no último domingo (27), com um passeio ciclístico em Porto Velho

O 5º BEC iniciou a agenda de comemorações no último domingo (27), com um passeio ciclístico em Porto Velho

O estado de Rondônia é beneficiado com a presença do 5º Batalhão de Engenharia e Construção – o 5º BEC/RO-, principalmente através das melhorias na infraestrutura das estradas, construção de pontes, bem como na efetiva participação em diversas obras sociais nas áreas da saúde e da educação. É o que afirma o tenente-coronel Marco Antônio Siqueira de Oliveira, atual comandante desta unidade militar, sediada em Porto Velho. “É uma grande honra está à frente do 5º BEC, nesta ocasião em que estamos comemorando o 49º aniversário do batalhão, pela sua história e pelo seu pioneirismo no campo da engenharia civil aqui na região amazônica”.
Na agenda das comemorações de aniversário do batalhão – iniciadas no último domingo (27), com um passeio ciclístico que contou com a participação de mais de 300 pessoas (crianças, adolescentes, jovens, adultos e representantes da terceira idade) – estão incluídas uma palestra que evidenciará o processo histórico de criação da unidade, que  acontecerá na manhã desta quarta-feira (30) e a formatura geral – marcada para às 19h de hoje. Além disso, na próxima semana haverá uma ação cívico-social que tem como objetivo consolidar a integração do 5º BEC com a comunidade do Distrito 5º BEC no município de Machadinho do Oeste/RO e “contribuir para desenvolver o espírito de solidariedade entre os militares do 5º BEC e as famílias mais carentes, colaborando com o poder público no desenvolvimento da cidadania e do bem-estar social da comunidade porto-velhense e também das cidades circunvizinhas”, esclarece o comandante.

Primeiros obstáculos no Estado

Criado através do Decreto número 56.629 de 30 de julho de 1965 – assinado pelo então presidente da república Humberto de Alencar Castelo Branco – o 5º BEC iniciou suas atividades, de fato, na região em fevereiro de 1966. O comandante Marco Antônio relata que após alguns meses de preparação, constando de uma minuciosa programação com aquisição de máquinas, equipamentos, recrutamento de militares para integrarem a missão de desbravamento na Amazônia, o comboio – composto pela primeira unidade do 5º BEC – partiu do então, estado da Guanabara, onde hoje é a cidade do Rio de Janeiro, em 16 de janeiro de 1966.
A primeira etapa da viagem até Cuiabá, segundo registros, aconteceu com tranquilidade. Mas, a segunda etapa – que compreende o trecho de Cuiabá até a Capital rondoniense, pela antiga BR-029 – transformou-se numa verdadeira aventura. “Foram 34 dias de marcha intensa; os homens enfrentaram desafios constantes; atoleiros, caminhões que quebravam e viravam; construíram pontes de madeira, para facilitar a travessia de viaturas e equipamentos e enfrentaram as doenças da região, como a malária, por exemplo. Consigo ver que tudo isso se concretiza nos primeiros benefícios feitos pelo batalhão, em Rondônia”, assegura.

RESTAURAÇÃO E MANUTENÇÃO DA BR-364

Sobre as metas do batalhão para o segundo semestre de 2014, o comandante informou que o objetivo maior é concluir as obras na BR-364, iniciadas em outubro do ano passado. Segundo Marco Antônio, “tem sido feito um trabalho intenso de restauração e manutenção da rodovia em convênio com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes/RO), para aumentar a vida útil dessa estrada”. Ainda de acordo com o comandante, para que seja otimizado o processo de restauração da rodovia, estão utilizando a moderna técnica de microrrevestimento asfáltico, que consiste em fazer uma fresagem com equipamento adequado (raspagem do solo), retirando todo o material danificado e, em seguida, faz-se a cobertura e nivelamento do asfalto nos locais onde há um maior comprometimento.
Concluída essa etapa, será feita a recuperação de 33,3 quilômetros da BR-364. Um trecho que vai do Trevo do Roque na Capital até a saída para Rio Branco(AC); o restante dessa cobertura segue até Cuiabá/MT e a meta é concluir as obras em outubro de 2015. Neste 49º aniversário do 5º BEC – que tem grande papel na construção urbana do município de Porto Velho – é válido registrar, mais uma vez, o lema da corporação: “Uma mão amiga para bem servir à comunidade”, declara o comandante Marco Antônio.

Soldados disputam cabo de guerra em comemoração ao aniversário de 49 anos

Soldados disputam cabo de guerra em comemoração ao aniversário de 49 anos



Deixe o seu comentário