Porto Velho/RO, 22 Março 2024 11:17:22
SAÚDE

América Latina se aproxima do pior momento da pandemia, alerta OMS

Organização recomenda que os países expandam sua capacidade de detecção de vírus e acelerem a reconversão de hospitais

A- A+

Publicado: 23/04/2020 às 09h02min | Atualizado 23/04/2020 às 09h03min

Foto: Ilustrativa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira (22) que a América Latina está prestes a experimentar o pior momento da pandemia de coronavírus e que os países da região devem expandir suas capacidades de detecção de vírus.

— O epicentro da epidemia está se mudando da Europa para as Américas, o que nos deu tempo para nos preparar para o que está por vir. O que não é tão benéfico e do que não podemos escapar é que estamos prestes a experimentar o pior momento da epidemia na região e no México — disse Cristian Morales, representante no México da OMS e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em uma coletiva de imprensa virtual.

Morales recomendou que os países expandam suas capacidades de detecção de vírus nos níveis nacional e local. Antonio Molpeceres, coordenador residente do Sistema das Nações Unidas no México, disse que a reconversão de hospitais deve ser acelerada para enfrentar a pandemia.

O México, que até agora registrou mais de 8,7 mil casos confirmados de coronavírus e mais de 700 mortes, elevou o nível de alerta de saúde na terça-feira devido a um rápido aumento no número de infecções. Ao mesmo tempo, as autoridades mexicanas adquiriram vários suprimentos médicos da China para atender à emergência. Apesar disso, houve protestos dos funcionários de saúde, que afirmam não possuir material de proteção adequado para o trabalho.

No domingo (19), a América Latina superou os 100 mil casos de coronavírus. Atualmente, o Brasil é o país latino-americano mais atingido pela pandemia, com 45.757 casos confirmados, seguido por Peru (19.250), Chile (11.296), Equador (10.850) e México (9.501). (Fonte: AFP)



Deixe o seu comentário