Porto Velho/RO, 20 Março 2024 02:19:50
SAÚDE

Ações de controle de hipertensão e diabetes é promovido

A dona de casa Maria da Penha Rodrigues, de 57 anos, é atendida todo mês na Unidade Básica de Saúde Dois de Abril em Ji-Paraná...

Por Redação
A- A+

Publicado: 08/07/2019 às 17h22min

Foto: Divulgação

A dona de casa Maria da Penha Rodrigues, de 57 anos, é atendida todo mês na Unidade Básica de Saúde Dois de Abril em Ji-Paraná. Hipertensa há cinco anos, ela busca tratamento de saúde e tem percebido que a vida tem melhorado com os cuidados mais rigorosos.

“Eu sempre participo das ações que a equipe faz com os hipertensos e diabéticos. Aprendo muitas coisas boas que me ajudam a viver melhor”, disse sorridente.

Maria da Penha é uma dos 205 pacientes hipertensos ou diabéticos que recebem acompanhamento médico na UBS Dois de Abril. Eles fazem parte do Programa Hiperdia, mantido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Com o apoio do Ministério da Saúde, o objetivo do programa é acompanhar os pacientes com cuidados especiais e assegurar o controle das doenças, aumentando a qualidade de vida deles.

A enfermeira Aline Lara de Carvalho explica que o grupo de pacientes é acompanhado pela equipe Saúde da Família que conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.

“Temos atendimento médico e acompanhamento de enfermagem. Eles recebem visitas regulares dos agentes comunitários de saúde. Tudo isso, para que tenham uma vida melhor, apesar dessas doenças crônicas. A nossa missão é promover o bem estar do paciente”, disse a enfermeira.

Para o médico Gilberto Cardoso Barros, o melhor é evitar que a doença se instale. As pessoas devem fazer atividade física regular, tentar diminuir o estresse e fazer exames regularmente. Se a doença já existe, o tratamento ideal é o rigor na dieta, uso correto de medicamento e acompanhamento médico.



Deixe o seu comentário