Porto Velho/RO, 22 Março 2024 04:17:12
Diário da Amazônia

Adutora do 2° distrito começa a ser instalada

A nova tubulação irá substituir as adutoras antigas, que já têm mais de 30 anos.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 03/03/2018 às 07h00min

Com a nova adutora, moradores do Segundo Distrito terão melhora no abastecimento

A Construtora Vale do Ouro Ltda. iniciou nesta semana a instalação da nova adutora que levará água tratada para toda a região do segundo distrito da cidade de Ji-Paraná. A nova tubulação irá substituir as adutoras antigas, com mais de 30 anos, solucionando os graves problemas com a falta de abastecimento de água.

O sistema de abastecimento antigo deteriorou-se ao longo dos anos, fazendo com que a tubulação apresentasse constantes vazamentos, o que diminuía a pressão da vazão, impossibilitando que a água chegasse com eficiência às residências. Nos últimos anos por várias vezes os moradores ficaram sem abastecimento.

Agora com a instalação de mais de 1,8 mil metros de nova tubulação, o problema deverá ser resolvido de forma definitiva. A adutora que possui 500 milímetros de diâmetro dará maior segurança ao sistema de distribuição e permitirá abastecimento 24 horas para o segundo distrito, garantindo vazão equilibrada da pressão da água. A expectativa é que a obra seja concluída até o fim deste mês. Além disso, a Estação de Tratamento de Água (ETA) será ampliada.

Os serviços estão sendo executados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, no valor de R$ 32 milhões, que foram depositados junto ao governo do Estado, sob administração da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd).

A implantação das melhorias no sistema de abastecimento na cidade só foi possível devido a assinatura do convênio entre a Companhia de Águas e prefeitura de Ji-Paraná, possibilitando a vinda dos recursos com a finalidade específica de serem investidos no município.

“A decisão de manter a Caerd atuando em Ji-Paraná permitiu que os recursos fossem aplicados, resolvendo o problema no abastecimento de água”, explicou Clederson Viana, presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Agerji), que acompanha a execução da obra.

Para o prefeito Jesualdo Pires (PSB), a falta de abastecimento de água era um dos principais gargalos que a cidade enfrentava.



Deixe o seu comentário