Porto Velho/RO, 19 Março 2024 04:10:16
Diário da Amazônia

Ariquemes: Aeroporto será administrado pelo Estado

O aeroporto que será construído em Ariquemes deverá ser administrado pelo governo do Estado. Documento demonstrando esse interesse foi..

A- A+

Publicado: 07/02/2015 às 03h35min | Atualizado 28/04/2015 às 15h05min

Governador Confúcio encaminhou proposta à secretaria da Aviação Civil

Governador Confúcio encaminhou proposta à secretaria da Aviação Civil

O aeroporto que será construído em Ariquemes deverá ser administrado pelo governo do Estado. Documento demonstrando esse interesse foi encaminhado à Secretaria de Aviação Civil (SAC) pelo governador Confúcio Moura.

Quando em operação, o aeroporto atenderá ao Vale do Jamari, que tem cerca de 300 mil habitantes. A iniciativa do governo foi comemorada pelos representantes dos empresários de Ariquemes, pois a manifestação do governo em administrar o futuro aeroporto é um dos pré-requisitos para que a SAC dê continuidade à elaboração do projeto e licitação da obra.

“Esse ato é importante, pois mostra que depois de construído o aeroporto não ficará abandonado. E o Governo do Estado vai assumir a infraestrutura necessária para que o aeroporto funcione normalmente”, explicou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), José Vilas Boas.
Atualmente, Ariquemes possui um aeródromo, com pista de pouso e decolagem para voos particulares. Por falta de infraestrutura, segundo a Acia, o aeródromo deixa de atender a mais de cinco mil pessoas do município e de cidades vizinhas.

O novo aeroporto possibilitará o pouso e a decolagem de aeronaves de grande porte, com até 250 passageiros. Os recursos para construção são oriundos da SAC com contrapartida do Estado.

Conforme o coordenador de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento de Estrada e Rodagens de Rondônia, engenheiro Humberto Fayal, o governo encaminhou a declaração à SAC informando que tem interesse em administrar o aeroporto e que os próximos passos são o levantamento de georreferenciamento e a certidões ambientais para em seguida iniciar a procedimento licitatório para contratação de empresa especializada em elaboração do projeto, aprovação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e licitação para a execução das obras.

Implantado há 30 anos, o aeródromo de Ariquemes tem pista asfaltada com 1.306 metros de comprimento e 19 metros de largura; e está localizado a cinco quilômetros do centro da cidade. Durante esse tempo, o aeródromo recebeu apenas voos comerciais no período de um ano. Atualmente é utilizado somente para voos particulares de pequenas aeronaves e aulas de pilotagem. Em Ariquemes existem cerca de 30 aeronaves, entre ultraleves e helicópteros, que utilizam o aeródromo diariamente.

Fayal informou que o aeródromo funciona para voos particulares devido a benfeitorias executadas pelo governo de Rondônia, como a implantação do sistema de balizamento noturno da pista de pouso e decolagem, possibilitando operações aéreas 24h por dia. “Vale ressaltar que se essas ações não fossem tomadas pelo Estado, o aeródromo de Ariquemes perderia sua inscrição na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, deixando de existir”, argumentou.



Deixe o seu comentário