Porto Velho/RO, 21 Março 2024 06:40:52
Diário da Amazônia

ALE debate Dia da Fonoaudiologia

Demandas serão encaminhadas ao Governo do Estado para elaboração de projeto de lei.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 12/12/2017 às 07h05min

Encontro teve intuito de comemorar o dia dos fonoaudiólogos e discutir melhorias

O deputado Léo Moraes (PTB) realizou uma Audiência Pública no plenário da Casa de Leis na manhã de ontem (11) para comemorar o Dia da Fonoaudiologia e discutir melhorias na área no âmbito do Estado.

O parlamentar agradeceu a todos e ressaltou sua alegria ao realizar uma reunião com um tema importante e pouco abordado como a questão dos fonoaudiólogos. “Ficamos alegres quando as pessoas se engajam e têm coragem para nos encontrar e tentar resolver essas dificuldades”.

Ele lembrou que os profissionais da área têm procurado o reconhecimento da administração pública e há pouco tempo começaram a receber retorno. “Os profissionais procuram reconhecimento da administração pública, principalmente para a inclusão dos mesmos dentro das grades estruturais do Governo e do setor privado”.

O sub-chefe da Casa Civil do Estado, Waldemar Cavalcante, parabenizou o parlamentar pela iniciativa e afirmou que a homenagem é muito importante para a categoria, assim como as demais solenidades. “Essas homenagens que acontecem aqui não podem existir outro sentido além de homenagear e destacar os objetivos da solenidade, pois às vezes essas datas passam pelo acaso e elas são importantes para a valorização do profissional”.

A conselheira do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Estado de Rondônia (Crefono), Virgínia Braz Silva, fez uma apresentação mostrando índices de déficit de profissionais na área e destacou a importância de um aumento nesse quadro, considerando que a fonoaudiologia é uma das áreas mais importantes para a qualidade de vida da população.

“Existe hoje um grande número de pessoas que necessitam desse atendimento para uma melhor qualidade de vida, porém hoje no Brasil temos pouco mais de 45 mil fonoaudiólogos, sendo que a maioria se concentra nos grandes centros urbanos”, afirmou. Ela mostrou também que, na região Norte, existem apenas 4 mil profissionais da área.

“Hoje temos faculdades aqui que fazem o atendimento, mas todas têm mais de 300 pessoas esperando o atendimento. Imagina se não existisse o atendimento nas faculdades”, questionou e ressaltou o bom trabalho das instituições nesse quesito.

Como solução através da administração pública, Virgínia falou que as ações podem ser de realização de concursos e mudanças na legislação. “Já existe um Projeto de Lei tramitando de autoria do Léo Moraes que obriga as escolas públicas a terem um fonoaudiólogo na equipe pedagógica”.

A representante da Academia Brasileira de Fonoaudiologia e da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia da Região Norte, Isabel Cristina Kuniyoshi, afirmou que o Estado tem se destacado na região e nacionalmente com suas matérias técnico-científicas.

Há um crescente movimento de destaque nacional. O número de trabalhos acadêmicos inscritos tem sido muito bem colocados”.

Ela falou também da importância das campanhas feitas em Rondônia quanto aos cuidados com a voz. “Há campanhas e já houve trabalhos de Rondônia premiados nacionalmente, ou seja, o que estamos fazendo aqui está importando e está sendo reconhecido aos poucos”, finalizou Isabel.



Deixe o seu comentário